quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/EP
Home / POLÍTICA / General Braga Netto toma posse no lugar de Onyx na Casa Civil
quarta-feira 19 de fevereiro de 2020 às 06:55h

General Braga Netto toma posse no lugar de Onyx na Casa Civil

POLÍTICA


O presidente Jair Bolsonaro deu posse na tarde desta última terça-feira (18) em cerimônia no Palácio do Planalto, aos novos ministros da Casa Civil, Walter Braga Netto, e da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

Braga Netto assumiu a Casa Civil na vaga de Onyx, transferido para a Cidadania, antes comandada pelo deputado Osmar Terra (MDB-RS), que deixou o governo. As mudanças foram anunciadas na semana passada.

Com Braga Netto, um general da ativa do Exército, Bolsonaro consolidou o processo de “militarização” do núcleo palaciano. Agora, todos os ministros com gabinete no Palácio do Planalto são militares: três generais e um policial militar da reserva do Distrito Federal.

  • Casa Civil: Walter Braga Netto, general do Exército
  • Secretaria de Governo: Luiz Eduardo Ramos, general do Exército
  • GSI: Augusto Heleno, general do Exército
  • Secretaria-Geral: Jorge Oliveira, major da Polícia Militar do Distrito Federal

As mudanças na Casa Civil e Cidadania ocorreram na primeira reforma ministerial do ano promovida por Bolsonaro, que também nomeou o ex-deputado Rogério Marinho para o Ministério do Desenvolvimento Regional, em substituição ao servidor público Gustavo Canutto, que assumiu a presidência da Dataprev.

Em discurso durante a cerimônia, Onyx Lorenzoni citou ações que o governo executou desde janeiro de 2019, como a aprovação da reforma da Previdência, a reestruturação dos ministérios (reduzidos de 29 para 22) e o envio ao Congresso do projeto para regulamentar mineração em terras indígenas.

Ao se dirigir a Braga Netto, o ex-chefe da Casa Civil disse que se apresenta” como “soldado” ao general para executar as missões confiadas a ele. Onyx ainda declarou que por ter “fome de servir” ao Brasil continuará o trabalho no governo, agora, à frente do Ministério da Cidadania.

Conforme o G1, logo após assinar o termo de posse, Braga Netto agradeceu Bolsonaro pela missão de chefiar a Casa Civil para coordenar e integrar as ações dos ministérios.

“Espero corresponder às expectativas do senhor [Bolsonaro] e dos demais integrantes da nação brasileira”, disse. “De minha parte, esperem lealdade, respeito, objetividade, comprometimento, assertividade e muito trabalho”, acrescentou.

Em seu discurso, Bolsonaro destacou, ao se dirigir a Braga Netto, que a Casa Civil exige um trabalho semelhante ao do Estado-Maior do Exército, que o general comandava. Segundo o presidente, o novo ministro o auxiliará no dia a dia.

“[Braga Netto] coordenará e me auxiliará e muito no contato com ministros e na solução dos problemas que vão se apresentar para nós”, afirmou Bolsonaro.

O presidente destacou que Onyx, agora em nova função, terá de dar continuidade ao trabalho de Terra na Cidadania e “aperfeiçoar uma coisa ou outra”.

Bolsonaro ainda agradeceu o trabalho de Osmar Terra como ministro e disse que o deputado federal auxiliará na “missão” de melhorar a relação do governo com o Congresso Nacional.

Casa Civil

O general Walter Souza Braga Netto é o primeiro militar a comandar um ministério com as atribuições da Casa Civil desde 1981, quando o general Golbery do Couto e Silva deixou a chefia do Gabinete Civil no governo de João Figueiredo (1979-1985), último presidente da ditadura militar (1964-1985).

Atualmente, a Casa Civil coordena o andamento das ações dos ministérios, em uma espécie de centro de governo. A pasta também tem uma secretaria que trata da entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

General de quatro estrelas, Braga Netto chegou ao posto máximo da carreira dentro do Exército. Nascido em Belo Horizonte (MG), o militar chefiava o Estado-Maior do Exército, um dos principais cargos da força.

Antes, em 2018, Braga Netto foi interventor federal da segurança pública do Rio de Janeiro, missão confiada a ele pelo então presidente Michel Temer.

O general também foi comandante Militar do Leste (Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro). Ele ainda foi um dos responsáveis pela coordenação da segurança durante a Olimpíada do Rio, em 2016.

Cidadania

Onyx Lorenzoni assumiu a pasta responsável pela área social do governo. O Ministério da Cidadania gere os programas Bolsa Família e Criança Feliz. Além disso, fica na sua estrutura a Secretaria Especial de Esporte, que substituiu o extinto Ministério do Esporte.

O governo discute há meses mudanças no Bolsa Família, inclusive com uma eventual troca no nome do programa de transferência de renda, criado pelo PT. Sob Bolsonaro, o programa voltou a ter filas de espera – a fila havia sido zerada na gestão Temer.

Deputado federal desde 2003, Onyx foi um dos principais nomes da campanha eleitoral de Bolsonaro, comandou a transição de governo em 2018 e iniciou a gestão do presidente como ministro da Casa Civil.

Na oportunidade, Onyx cuidava das ações entre ministérios e da articulação política junto ao Congresso Nacional. Contudo, ele começou a perder espaço a partir da metade de 2019, quando a articulação política passou para o ministro Luiz Eduardo Ramos, chefe da Secretaria de Governo.

Onyx ainda chegou a receber a gestão do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), que trata das concessões e privatizações do governo federal. No entanto, o programa passou neste ano para o Ministério da Economia, com Paulo Guedes.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!