domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Reuters
Home / Mundo / MUNDO / Gás natural despenca após Comissão da UE cogitar teto “dinâmico” de preços
terça-feira 18 de outubro de 2022 às 11:36h

Gás natural despenca após Comissão da UE cogitar teto “dinâmico” de preços

MUNDO, NOTÍCIAS


Os preços referenciais do gás natural na Europa atingiram segundo a Reuters o patamar mais baixo em três meses na última segunda-feira (17), em meio a notícias de um novo plano em Bruxelas para baixá-los antes do próximo inverno local.

Às 12:36 de Brasília, o contrato futuro TTF holandês, que serve de referência para o noroeste do continente, afundava 7,68%, para 141,9 euros por megawatt-hora, em resposta ao plano de “teto dinâmico de preços” proposto pela Comissão da União Europeia.

O plano é a mais recente tentativa do órgão de sanar as diferenças entre os diversos estados membros, que não conseguiram fechar um apoio em torno de uma estratégia comum de manter a cotação em níveis baixos de forma sustentada, por conta da falta do gás da Rússia. Basicamente, Moscou, maior fornecedor de gás natural para a Europa, cortou drasticamente suas remessas, a fim de pressionar a UE a deixar de fornecer suporte à Ucrânia.

De acordo com a Bloomberg, uma versão preliminar da nova proposta da Comissão estabeleceu um teto temporário nos movimentos de preço intradiários do contrato TTF, que “se desconectou da realidade”, segundo a presidente do órgão, Ursula von der Leyen, no mês passado. No pico atingido em março, o TTF era negociado a 345 EUR/MWh.

Mesmo nos níveis atuais, que representam menos da metade dos preços de agosto, o o gás natural está 10 vezes mais caro do que a média das cotações da última década.

Veja também

Com sete leilões no ano, concessões de rodovias tem melhor marca desde 2007

O governo federal realizou na última quinta-feira (19) o último leilão rodoviário de 2024. Com …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!