Aos 12 anos, Abhimanyu Mishra se tornou o grão-mestre mais jovem da história do xadrez.
Mishra, que é de Nova Jérsei, nos Estados Unidos, e tem 12 anos, 4 meses e 25 dias, quebrou o recorde anterior, de Sergey Karjakin, de 12 anos e sete meses.
Para se tornar um grão-mestre no xadrez, o jogador deve conseguir três normas de grão-mestre –prêmio dado a performances de alto nível em torneios de xadrez–, bem como conseguir uma pontuação de 2.500 no ranking da Federação Internacional de Xadrez, que governa as competições internacionais do esporte.
No torneio Vezerkepzo GM, Mishra derrotou o grão-mestre Leon Mendonca, de 15 anos, em uma nona rodada emocionante para ganhar a terceira e última norma, após ganhar as primeiras duas nos últimos dois meses.
Ele já havia ultrapassado a pontuação de 2.500 em junho, o que abriu o caminho para ele bater o recorde anterior, que foi mantido por 19 anos, por 66 dias.
Ele celebrou no Twitter, dizendo; “Finalmente dei o xeque-mate na maior oponente (a pandemia atual), que me parou por 14 meses. Obrigada a todos pelo amor e apoio. Animado para a Copa do Mundo”.
Quebrar recordes é algo que Mishra já se acostumou.
Quando tinha apenas sete anos, se tornou o especialista mais jovem da Federação de Xadrez dos Estados Unidos.
Ele se tornou o mestre nacional mais jovem quando tinha nove anos, e aos 10 anos, nove meses e 20 dias, ele se tornou o mestre internacional mais jovem da história.
O recorde anterior era do russo Karjakin em 2002. Ele desafiou Magnus Carlsen em uma partida do Campeonato Mundial de 2016, mas perdeu.