O ministro-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fux, publicou nota em que afirma que o Brasil precisa ouvir o grito de socorro do Amazonas, cuja saúde pública está em colapso por causa do avanço da pandemia de covid-19 e da escassez de oxigênio para tratar pacientes que avançaram para um quadro clínico grave.
“Em nosso país nenhum compatriota pode morrer por falta de ar. O Amazonas pede socorro e o Brasil tem de ouvir esse grito. A sociedade civil e os poderes constituídos devem se unir para juntos enfrentarem essa emergência”, defendeu o presidente do STF.
Na nota, Fux narra que telefonou nesta última sexta-feira (15) para o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), para prestar solidariedade em razão da situação dramática enfrentada no Amazonas, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A informação foi publicada pelo Diário do Poder.
Fux informou ao governador que o STF está atento aos acontecimentos e se colocou à disposição para auxílio no âmbito das competências do Judiciário.