quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Futuro presidente da CNI mostra preocupação com “equação fiscal” para 2024
sexta-feira 20 de outubro de 2023 às 08:52h

Futuro presidente da CNI mostra preocupação com “equação fiscal” para 2024

NOTÍCIAS


O baiano Ricardo Alban, que está próximo a ser empossado como presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra preocupação em entrevista a Fernando Duarte, do portal Bahia Notícias, sobre a expectativa do governo federal em “zerar o déficit” fiscal a partir de 2024. Em entrevista ao Bahia Notícias, o ainda gestor da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) ponderou que as últimas arrecadações da União acenderam um alerta para o setor produtivo.

“É muito difícil a gente conseguir enxergar essa equação fiscal de zerar o déficit. As duas últimas arrecadações do governo federal, dos últimos dois meses, acenderam o sinal de alerta, mesmo tendo a indústria crescido esse último mês 0,9%, mas nos mostra que é preocupante”, avaliou o dirigente. Segundo ele, a distância entre o crescimento da indústria, que contribui com uma parcela expressiva de impostos, e a arrecadação justifica essa preocupação. “Nós precisamos entender essas dicotomias”, indicou, ainda que tenha sinalizado a existência de um delay entre os indicadores.

Alban mantém um tom até otimista, porém não esconde que existe certa hesitação, especialmente em um contexto de recuperação da economia após a pandemia e com as guerras da Ucrânia e, mais recentemente, no Oriente Médio. “Na verdade, é muito difícil tentar imaginar uma equação dessa no próximo ano, mesmo com a série de medidas tributárias, um movimento econômico que não seja tão acelerado, tão promissor. Nós temos também outras variáveis, não só na economia mundial. A perspectiva é muito sombria e questionada sobre os andamentos que vão ser dados com essa nova guerra que surgiu, lamentavelmente”, completou o futuro presidente da CNI.

Veja também

Trump inicia novo governo dos EUA com 47% de aprovação popular, diz pesquisa

Cerca de 47% dos americanos aprovaram a Presidência de Donald Trump quando ele retornou à …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!