segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Os ventos estão a estender-se para longe do centro de Fiona.
Home / Mundo / MUNDO / Furacão Fiona: Governo do Canadá implora a residentes que se preparem para um “evento climático extremo”
sábado 24 de setembro de 2022 às 10:36h

Furacão Fiona: Governo do Canadá implora a residentes que se preparem para um “evento climático extremo”

MUNDO, NOTÍCIAS


O furacão Fiona, agora considerado um ciclone pós-tropical, chegou à Nova Escócia, correndo pela costa atlântica do Canadá no início deste sábado (24), no que poderá ser um evento meteorológico “marcante” para o país.

Uma pressão barométrica não oficial de 931,6 mb foi registada na Ilha de Hart, o que fará de Fiona a tempestade terrestre de menor pressão de que há registo no Canadá, de acordo com o Centro Canadiano de Furacões. Foram registado ventos na Ilha Beaver, no leste da Nova Escócia, de 152 km/h.

Os ventos estão a estender-se para longe do centro de Fiona.

Partes da Nova Escócia e da Ilha Príncipe Edward começaram a sentir a chegada da tempestade este sábado de manhã, à medida que ventos e chuvas se estendiam para longe do centro da tempestade e derrubavam infraestruturas de energia. Mais de 376 mil clientes em toda a Nova Escócia perderam energia até ao momento, de acordo com o centro de energia da região.

Os residentes em New Brunswick, no sul do Quebeque, e Newfoundland e Labrador enfrentam adicionalmente condições meteorológicas severas, enquanto Fiona segue para norte a mais de 65 km/h depois de atingir Canso e Guysborough no leste da Nova Escócia. Fiona deverá passar pela ilha do Cabo Bretão no sábado de manhã e alcançar o mar do sudeste de Labrador à noite.

“A tempestade está gerando ventos fortes e chuvas muito fortes”, disse o Centro Canadiano de Furacões. “Até agora foram noticiadas grandes rajadas de 80-110 km/h sobre a Nova Escócia, Ilha Príncipe Edward e Iles-de-la-Madeleine, com uma rajada de pico a 144km/h sobre a Ilha Beaver, Nova Escócia”.

Fiona enfraqueceu ligeiramente na sexta-feira (24) para uma tempestade de Categoria 2, mas ainda se espera que traga tempestades, chuva e vento fortes. Fiona tinha sido uma tempestade de Categoria 4 no início da quarta-feira sobre o Atlântico, depois de passar Turks and Caicos, e assim permaneceu até sexta-feira à tarde.

Veja também

Ala do PT prefere Centrão a Paulo Pimenta na liderança do governo na Câmara

A ida de Paulo Pimenta para a liderança do governo Lula na Câmara, após sair da Secretaria de Comunicação Social …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!