A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA) defendem a incorporação da Usina Termelétrica Termobahia, subsidiária da Petrobras, à estatal. A usina é uma das 11 do Parque Gerador da Petrobras e a única companhia no estado da Bahia, com capacidade instalada para 185 MW de energia, volume suficiente para atender meio milhão de pessoas. A unidade ainda é preparada para duplicação e até mesmo triplicação da sua capacidade de produção, além disso, emprega cerca de 150 trabalhadores.
Localizada no município de São Francisco do Conde, ao lado da Refinaria Landulpho Alves (Rlam), a Termobahia é responsável, por vezes, por metade do inventário de vapor da refinaria. “A usina é subsidiária da Petrobras, mas pela sua importância, deveria ser incorporada à estatal”, reforça Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP.
A reivindicação é uma posição política da FUP e do Sindipetro-BA, que vêm lutando pelo fortalecimento da Petrobras e pelo aumento da presença da Companhia no estado. A demanda será apresentada à direção da estatal para que a gestão da empresa analise a viabilidade de incorporação da subsidiária.
“Em 2023 comemoramos os 70 anos da Petrobras, empresa que nasceu na Bahia e é orgulho nacional”, destaca Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP, lembrando que a região Nordeste foi a que mais sofreu com as privatizações do governo anterior, com uma queda de 76% dos postos de trabalho entre 2013 e 2022, saindo do patamar de 17,4 mil trabalhadores para 4,1 mil no Sistema Petrobras.