sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reuters
Home / DESTAQUE / Fundo Monetário Internacional elogia o Brasil e projeta crescimento do PIB de 5,3%
quinta-feira 23 de setembro de 2021 às 05:23h

Fundo Monetário Internacional elogia o Brasil e projeta crescimento do PIB de 5,3%

DESTAQUE, ECONOMIA, NOTÍCIAS


Em seu relatório anual Artigo IV, o Fundo Monetário Internacional (FMI) fez uma avaliação positiva da economia brasileira por meio da missão técnica que analisou o país.

No documento que foi divulgado nesta última quarta-feira (22), a diretoria executiva do FMI afirma que o “desempenho econômico tem sido melhor do que o esperado”. Projeta um crescimento do PIB de 5,3%. E detalha o motivo:

— Em parte, devido à forte resposta política das autoridades. O PIB recuperou seu nível pré-pandêmico no primeiro trimestre de 2021 e o ímpeto continua favorável, apoiado por termos de troca em expansão e crescimento robusto do crédito ao setor privado.

O documento é otimista em outros aspectos também. Prevê melhoria na taxa de emprego, aumento de consumo “e, à medida que as vacinações continuarem, a demanda reprimida retornará por serviços pessoais”.

Também aposta na queda da inflação “em direção ao ponto médio do intervalo da meta até o final de 2022.”

O Fundo não se detém na demora do Brasil em comprar as vacinas contra Covid. Sobre o tema, avalia a situação atual:

— O governo adquiriu doses suficientes para inocular a população adulta em 2021, com a população mais vulnerável prevista para ser totalmente inoculada até o final do ano.

O FMI também elogiou o Brasil “por sua resposta política decisiva” contra a Covid na questão da implantação do auxílio emergencial, “que reduziu significativamente a gravidade da recessão de 2020 e amorteceu seu impacto sobre os pobres e vulneráveis, ao mesmo tempo em que preparou o terreno para uma forte recuperação em 2021”.

Fundo Monetário Internacional

Como país-membro original, o Brasil contribui para que o Fundo Monetário Internacional (FMI) cumpra sua missão de assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro global, por intermédio da promoção da cooperação monetária internacional, da estabilidade cambial e do crescimento econômico.

Atualmente, além de participar como credor do FMI nas operações de concessão de empréstimos para países em dificuldades, o Brasil se submete ao monitoramento regular das suas condições econômicas e da estabilidade do sistema financeiro local, bem como toma parte em missões de prestação de assistência técnica e aconselhamento econômico a outros países-membros.

O FMI foi criado na Conferência de Bretton Woods, em 1944, e iniciou sua atuação em 1945, quando 29 países, entre os quais o Brasil, subscreveram o convênio constitutivo do organismo internacional. O FMI conta atualmente com 189 países-membros.

Veja também

Governo diz que rodovias estão em melhor nível histórico, mas dados divergem de pesquisa da CNT; entenda

A maior parte das rodovias brasileiras apresentam algum tipo de problema segundo a última pesquisa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!