sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Getty Images
Home / NOTÍCIAS / Funcionários têm medo de revelar uso de IA para seus chefes
sexta-feira 22 de novembro de 2024 às 10:54h

Funcionários têm medo de revelar uso de IA para seus chefes

NOTÍCIAS


Quase metade dos trabalhadores sente desconforto em admitir para seus chefes que utiliza inteligência artificial (IA) no trabalho, segundo uma pesquisa realizada pela plataforma Slack.

Os entrevistados em 15 países apontaram temores de serem vistos como trapaceiros (47%), incompetentes (46%) ou preguiçosos (46%) por seus superiores. Um motivo menos mencionado, mas também relevante, é a proibição explícita do uso da IA pela empresa (21%).

Além disso, o constrangimento de revelar o uso da tecnologia varia conforme o tipo de atividade realizada. Entre as tarefas que mais preocupam os funcionários estão:

  • Envio de mensagens para superiores (34%);
  • Envio de mensagens para colegas (31%).

Por outro lado, as atividades que geram menos desconforto incluem resumir anotações de reuniões (20%) e escrever códigos (15%).

A pesquisa envolveu 17.372 trabalhadores de países como Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Itália, Japão, Reino Unido, Singapura, Suécia e Suíça.

Brasileiros têm menos vergonha de usar IA

De acordo com a pesquisa da Slack, os brasileiros demonstram menor resistência em admitir o uso de IA no trabalho.

  • A preocupação com o envio de mensagens para chefes (23%) é inferior à média global, e a atividade que menos gera receio entre os brasileiros é escrever códigos com IA, citada por apenas 5% dos participantes.

Ainda assim, as principais preocupações no Brasil estão relacionadas à possibilidade de perda do emprego ou substituição pela tecnologia.

Cresce uso da IA enquanto desinteresse aumenta

  • Entre março e agosto deste ano, o uso da IA no trabalho no mundo subiu de 32% para 36%.
  • Em contraste, na França (31% para 33%) e nos Estados Unidos (32% para 33%), o uso da inteligência artificial permaneceu praticamente estável.

Apesar do aumento do uso, a empolgação com a tecnologia caiu cinco pontos percentuais, segundo a Slack, passando de 47% para 41% no mesmo período.

Alguns dos principais motivos que apontam o desinteresse na adoção da tecnologia estão a incerteza e desconforto com as normas da inteligência artificial, percepção de que a IA ainda não está à altura do hype e a falta persistente e significativa de treinamento em IA.

Executivos planejam maior investimento em IA

Enquanto parte dos funcionários encara a tecnologia com apreensão, os executivos pensam diferente e demonstram forte intenção de investir em IA.

  • 99% dos líderes empresariais afirmaram que pretendem investir em IA;
  • 97% destacaram a urgência em incorporar a tecnologia nas rotinas corporativas.

Por outro lado, os trabalhadores esperam usar o tempo economizado com IA para atividades fora do trabalho, como educação e lazer. Contudo, esse tempo livre acaba sendo frequentemente consumido por projetos em andamento e novas demandas profissionais.

Veja também

Parlamentar luta na AL-BA para melhorar segurança pública na Bahia

O deputado estadual Dr. Diego Castro (PL) quer tornar obrigatória a exibição, na página oficial …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!