A Frente Parlamentar Mista Pelo Saneamento da Câmara dos Deputados e Senado Federal realizará, na União de Municípios da Bahia (UPB), no CAB, próximo dia 19, um evento que inicia os trabalhos do colegiado no Nordeste. Os temas do encontro, que tem início às 14h00, estarão atrelados a questões como o desenvolvimento de projetos regionalizados, principalmente por meio de consórcios intermunicipais.
“A realidade brasileira indica que a maioria dos nossos municípios não possuem mais do que 50 mil habitantes. Algumas cidades, como Madre de Deus, não chegam nem a 25 mil. Fica praticamente impossível caminhar no desenvolvimento de projetos sem nos unirmos com as cidades que estão em nosso entorno”, garante Jeferson Andrade, prefeito de Madre de Deus e presidente do Consórcio Somar, que reúne quatro cidades do Recôncavo Baiano (Madre de Deus, Candeias, São Sebastião do Passé e São Francisco do Conde).
“Houve um série de fatores que nos levaram a selecionar o Nordeste como a primeira região do país a ser trabalhada: primeiro, pela premência do tema na região, e segundo pela coincidência de termos nesta mesma data o início da Climate Week em Salvador, evento da ONU que discute os efeitos da mudança climática na América Latina e Caribe”, aponta o deputado federal Enrico Misasi, coordenador geral da Frente Parlamentar pelo Saneamento.
Estão confirmadas as presenças de Fausto Longo, deputado ítalo-brasileiro na Itália; deputados federais brasileiros Enrico Misasi (PV/SP) e Fernando Monteiro (PP/PE); Ronaldo Nogueira, presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Antônio Alban, presidente da Federação de Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), secretário estadual de Infraestrutura, Marcos Cavalcanti, e secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Sérgio Brito, dentre diversas outras autoridades.
O evento é aberto a todas as pessoas interessadas no assunto, com inscrições gratuitas pelo site www.frentepelonsamento.com.br/nordeste , até o preenchimento total das vagas.