A Frente Nacional de Prefeitos compareceu ao Instituto Butantan na tarde desta última terça-feira (22) para assinar uma manifestação de interesse na aquisição de doses da CoronaVac, a vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pelo instituto em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
Um protocolo de intenções foi assinado pelo presidente da entidade, Jonas Donizette, prefeito de Campinas, no interior de São Paulo e pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.
O documento, segundo o Butantan não é um acordo de compra, mas uma manifestação de interesse. De acordo com a Frente, trata-se de uma alternativa ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, lançado pelo governo federal no dia 16. O objetivo é facilitar às médias e grandes cidades a aquisição da vacina.
“O nosso objetivo não é competir com o programa anunciado pelo Ministério da Saúde, é tentar garantir à população que a vacina vai chegar o quanto antes possível. Não há tempo a perder. Já são mais de 185 mil mortos, e o número de infectados segue crescendo”, afirma Donizette. A iniciativa da Frente pode beneficiar, além das 26 capitais, outras 386 cidades com mais de 80 mil habitantes.