quarta-feira 5 de fevereiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / FPSO Anna Nery extrai 1º óleo em Marlim, informa a Petrobras
segunda-feira 8 de maio de 2023 às 05:43h

FPSO Anna Nery extrai 1º óleo em Marlim, informa a Petrobras

NOTÍCIAS


A plataforma flutuante Anna Nery produziu o seu primeiro óleo neste último doming0 (7) no campo de Marlim, na bacia de Campos, informou em vídeo o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Ele destacou a importância da revitalização do campo de Marlim, onde será possível extrair mais de 50% do óleo originalmente in situ (no local).

Além da FPSO Anna Nery, embarcação que produz, armazena e transfere petróleo, mais duas FPSOs serão instaladas no campo para interligar 100 poços nos próximos cinco anos. A previsão é alcançar, em 2027, um volume de 900 mil barris de óleo equivalente (boed) na bacia de Campos, com a entrada em produção de três novos sistemas e investimento em projetos complementares em plataformas existentes. Esse volume representa cerca de três vezes a produção que a Petrobras atingiria se não tivesse investido nas novas plataformas e nos sistemas existentes.

O investimento também deve acrescentar um volume de 20 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) às reservas da empresa até 2030, sendo 5 bilhões de boe decorrentes dos ativos operados pela Petrobras nesta bacia.

“A revitalização da bacia de Campos é um projeto fundamental do Plano Estratégico da Petrobras, com previsão de investimentos de US$ 18 bilhões nos próximos anos. São dois novos FPSOs como essa substituindo 10 unidades”, disse Prates em vídeo. A próxima FPSO a ser instalada no campo de Marlim será Anita Garibaldi, que junto com a FPSO Anna Nery irão produzir 150 mil barris de petróleo por dia, a partir do segundo semestre deste ano.

As duas plataformas integram o programa da Petrobras de revitalização da bacia de Campos, maior projeto de revitalização da indústria offshore mundial, segundo a estatal. A região, descoberta na década de 1980, já foi a principal bacia produtora do País, mas perdeu espaço para os gigantes reservatórios do pré-sal, cuja descoberta coincidiu com o início do declínio da produção da bacia.

“A história e o sucesso do campo de Marlim se confundem com a história de sucesso da Petrobras em águas profundas e ultraprofundas. Uma escola para tudo que veio depois. Fazer esta revitalização, com as dificuldades que tivemos, é motivo de muito orgulho”, finalizou Prates, que completou 100 dias de gestão na estatal.

Veja também

Ao lado de Netanyahu, Trump diz que quer tirar ‘todos’ os moradores de Gaza permanentemente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que quer tirar “todos” os moradores da Faixa de Gaza de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!