quinta-feira 21 de novembro de 2024
Sergio Moro e Cláudia Cristofani — Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Foto de Moro com desembargadora que votará em sua cassação cria dúvidas sobre suspeição
sábado 13 de janeiro de 2024 às 08:40h

Foto de Moro com desembargadora que votará em sua cassação cria dúvidas sobre suspeição

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Uma foto em que o senador Sergio Moro (União Brasil) aparece ao lado da desembargadora Cláudia Cristofani, do TRF-4 (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), está circulando no WhatsApp entre os críticos do senador, incluindo filiados do PT e PL, partidos que pedem sua cassação.

O registro, cuja data e contexto não foram informados pelo senador ou pela magistrada, após serem procurados pela coluna de Lauro Jardim, do O Globo, mostra ambos lado a lado, em meio a outras cinco pessoas. Balões coloridos, ao fundo, sugerem que eles já estiveram juntos numa comemoração informal, em algum momento da carreira.

A imagem poderia não ser um problema, uma vez que Moro, antes titular da 13ª Vara Criminal do Paraná, onde tramitam casos da Operação Lava-Jato, é naturalmente próximo a magistrados do estado. Só que Cláudia, desde 2021, ocupa uma das cadeiras do TRE do Paraná, a mesma Corte que se prepara para julgar se Moro terminará o mandato para o qual foi eleito no Senado, em 2022.

O caso está nas mãos do relator, Luciano Falavinha, desde 15 de dezembro. Existe uma expectativa de que o julgamento aconteça ainda este mês, após o fim do recesso — há duas sessões presenciais previstas no TRE, nos dias 22 e 29 (além de outras audiências virtuais). A pauta da primeira data já foi divulgada e, por enquanto, não contém as ações em que Moro está na mira.

Acusado por PT e PL de ter furado o teto de gastos estabelecido pela Justiça Eleitoral para o período de pré-campanha, Moro já foi julgado por Cláudia em outras ocasiões. Em setembro de 2022, por exemplo, ela relatou pedidos de impugnação contra a candidatura do ex-juiz e votou de maneira favorável a ele, acompanhada pelos pares de maneira unânime. O mesmo aconteceu em dezembro daquele ano, quando a Corte aprovou as contas de campanha de Moro, agora questionadas.

Somada às decisões pró-Moro, a foto com o senador tem gerado entre os envolvidos no caso o temor de que Cláudia não seja isenta o suficiente para julgá-lo agora. O “burburinho” vai na contramão da percepção de quadros do PT e do PL, até o fim do ano, de que em vez de ser salvo por um eventual corporativismo do Judiciário, já que foi juiz, Moro poderia ser condenado à perda do mandato ainda no Paraná, antes dos processos serem levados por meio de recursos ao TSE.

A defesa do PT disse ao colunista do O Globo, que está “averiguando as circunstâncias da imagem” e se tomará alguma medida. E a do PL sinalizou movimentação no mesmo sentido. Os petistas complementaram que mantêm “a expectativa em um julgamento técnico e imparcial pelo TRE-PR”.

Sergio Moro e Cláudia Cristofani lado a lado — Foto: Reprodução
Sergio Moro e Cláudia Cristofani lado a lado — Foto: Reprodução

Veja também

Prefeitura lança edital de licitação para empresa explorar quiosques na orla de Salvador

A Prefeitura de Salvador lançou edital de licitação para  a concessão de 34 quiosques e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!