Com a presença de mais de 150 secretários municipais e técnicos ligados à pasta da agricultura dos municípios baianos, teve início na manhã desta segunda-feira (21) o primeiro encontro do Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Feagri). O evento, realizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (Seagri), contou com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da Federação dos Consórcios da Bahia (Fecbahia), Sebrae e FAEB.
Presente no encontro, representando o presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá, o assessor especial da presidência da entidade, Jorge Castellucci, ressaltou a importância do evento. “Essa é uma oportunidade de reunir os secretários de agricultura e todos aqueles ligados ao setor dos municípios baianos para trocar experiências nesta atividade fundamental que identifica o nosso estado”, afirmou Castellucci.
Parcerias
Anfitrião do evento, o secretário da SEAGRI, João Carlos Oliveira, ressaltou a importância da agricultura para os municípios. “É o setor mais importante para elevar a economia dos municípios, principalmente na geração de empregos. Nós precisamos ter esse entendimento e é isso que nós aqui da Seagri estamos buscando, mais o principal é buscar parcerias. Parceria com os municípios, com a câmara de vereadores, com a assembleia legislativa, com universidades e com todos aqueles que poderão somar, porque sozinho não chegaremos a lugar algum”, disse. João Carlos destacou ainda que a Bahia vive em um bom momento na agricultura e que o setor representa 28% do PIB do estado, sendo considerado o maior produtor de cacau do Brasil.
O evento traz programação, gratuita, com palestras nas quais se pretende, de forma ampla, apresentar oportunidades e desafios do setor agropecuário da Bahia. O objetivo da iniciativa é fortalecer a participação da sociedade civil e o controle social por meio da criação de Conselhos Municipais específicos que tratem da agricultura, da pecuária, da irrigação, da pesca e da aquicultura, dentre outras ações.
A execução do evento atende à Portaria 70/2021, publicada em outubro de 2021, que institui o Feagri, que está aberto à adesão dos 417 municípios do estado. Idealizado, criado e com coordenação geral da Seagri, o fórum será constituído por gestores municipais das esferas de desenvolvimento da agropecuária, secretários, diretores ou coordenadores.
Também participaram do encontro o prefeito de Dom Basílio, Roberval Almeida, representando a Fecbahia; Secretário de Turismo do estado, Maurício Bacellar; Guilherme Moura, vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB); Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), Julieta Palmeira; a Integrante da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados e deputada federal, Lídice da Mata; o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae/ BA), Jorge Khoury; o presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e deputada estadual, Jusmari Oliveira, entre outras autoridades.