Seguindo o cronograma de ações referente ao Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) e de construção do Plano Municipal para Infância e Adolescência (PMIA), a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), realiza nesta quinta-feira (19/9) o Fórum de Capacitação da Rede Colaborativa, que traz uma agenda extensa com palestras e dinâmicas sobre variados temas, que visam agregar conhecimentos para contribuir na elaboração do documento. O evento ocorrerá durante todo o dia no auditório do Bahia Plaza Hotel, em Busca Vida, localizado em Vila de Abrantes.
O prefeito Elinaldo Araújo chegou cedo e antes de iniciar já pôde dialogar com os presentes. “Nós temos nos dedicado a investir cada vez mais em projetos e ações que fortaleçam as políticas públicas para nossos jovens”, disse ao citar serviços como o fortalecimento da Casa da Criança e do Adolescente, o serviço de Escuta Especializada, o Centro de Atenção à Saúde da Criança, as creches em construção, e o compromisso contínuo em requalificar as unidades escolares e em entregar o fardamento e material escolar.
Para Janete Ferreira, coordenadora do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) do PPAC, a construção do PMIA é um passo importante para a gestão. “Esse é um trabalho que envolve toda uma rede, que é formada pelo executivo municipal, legislativo, órgão de classe como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), conselhos tutelares e municipais, representantes do judiciário, como Ministério Público, Defensoria Pública e delegacias de Polícia. Dentre tantos outros, integram ainda Organizações da Sociedade Civil, órgãos da indústria e do comércio”, disse ao complementar: “o documento, válido por 10 anos, dá perspectiva aos nossos jovens que terão seus direitos preservados e garantidos”.
Uma das palestrantes do dia, Natasha Lucena, mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e cirurgiã dentista da rede municipal, abordou sobre Conduta Autolesiva em adolescentes. “Quando um adolescente comete um ato de violência contra o próprio corpo, que pode inclusive chegar ao suicídio, expressa um sofrimento social, é um pedido de socorro. A gente não pode encarar esse tema como uma conduta individual, é preciso ampliar o olhar pra família, pra sociedade e identificar onde estamos falhando”, disse Natasha.
“Esse espaço é de grande importância. Quando um prefeito se permite abraçar a causa da infância e juventude, significa de fato que ele está preocupado com o futuro da sociedade e de Camaçari. E abrir pra escuta, permitir que seja uma coisa construída com diferentes olhares, isso é fortalecimento da democracia. E é assim que a gente cresce. Não é possível através da visão de uma pessoa construir uma política que tem que atender a várias individualidades, várias necessidades”, finalizou a palestrante.
Rebeca dos Santos Meireles, líder comunitária em Vila de Abrantes, é uma pedagoga dedicada a projetos sociais na própria comunidade. “Fiquei feliz com o convite. Trabalhamos com a criança e o adolescente na realidade, no dia a dia. Vim pra aprender e contribuir com esse processo. Acho muito interessante as oficinas que tem acontecido nas escolas e isso tem trazido um diferencial pro ambiente escolar e demonstra um olhar cuidadoso com as nossas crianças e adolescentes”, pontuou ela.
Além de presença maciça de membros da rede, o ato reuniu secretários municipais e representante do legislativo.