quarta-feira 5 de fevereiro de 2025
Ford Ranger Raptor é equipada com o motor V6 3.0 biturbo a gasolina de 397 cv de potência — Foto: Divulgação
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quarta-feira 5 de fevereiro de 2025 às 10:14h

Ford Ranger 2025: preços, motores, versões e equipamentos; confira

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A terceira geração brasileira da Ford Ranger mostrou que investir em bases mais modernas pode, sim, ter retorno. A picape média feita na Argentina concluiu 2024 com 31.860 unidades vendidas e passou “de passagem” a Chevrolet S10 (27.402 licenciamentos), historicamente a segunda colocada da categoria.

Ainda não foi o suficiente para desbancar a líder e queridinha Toyota Hilux, que teve mais de 50 mil emplacamentos. Mas consolida o projeto da Ford com a Ranger. Hoje, ao lado da Mitsubishi Triton, é a picape mais moderna do segmento de médias.

Lançada em meados de 2023, esta terceira fase da Ford Ranger trouxe uma nova arquitetura e tecnologia embarcada para galgar tais posições no mercado. Além de custo benefício interessante, com boa variedade de versões e preços que vão de R$ 219.990 a R$ 490 mil.

O preço mais barato se refere à configuração Black, a mais urbana. Enquanto a mais cara é a esportiva Raptor, a única importada da Tailândia. Ambas as configurações foram lançadas em 2024 para aumentar o escopo da linha, que ainda vai receber variantes cabine simples em 2025.

Preços da Ford Ranger 2025

  • Ford Ranger Black 2.0 AT 4×2 2025: R$ 219.990
  • Ford Ranger XL 2.0 MT 4×4 2025: R$ 247.400
  • Ford Ranger XLS 2.0 AT 4×4 2025: R$ 267.000
  • Ford Ranger XLS 3.0 V6 AT 4WD 2025: R$ 292.900
  • Ford Ranger XLT 3.0 V6 AT 4WD 2025: R$ 298.700
  • Ford Ranger Limited 3.0 V6 AT 4WD 2025: R$ 330.300
  • Ford Ranger Raptor 3.0 V6 biturbo AT 4WD 2025: 490.000

Motores da Ford Ranger 2025

Nesta geração, a Ford Ranger 2025 só usa motores turbodiesel. As opções mais baratas são equipadas com o 2.0 16V, quatro-cilindros, da linha Panther, que gera 170 cv de potência a 3.500 rpm e torque máximo de 41,3 kgfm atingido nas 2.000 rotações. Com este powertrain mais manso, o câmbio pode ser manual ou automático, sempre com seis marchas. Já a tração pode ser traseira ou 4×4 com reduzida.

Ford Ranger Limited é versão topo de linha da picape média — Foto: Bruno Guerreiro/Autoesporte
Ford Ranger Limited é versão topo de linha da picape média — Foto: Bruno Guerreiro/Autoesporte

A cereja do bolo na estreia desta nova Ford Ranger foi a chegada do motor V6 com nome de outro felino: Lion. O 3.0 tem 250 cv de potência a 3.250 rpm e oferece torque máximo de 61,2 kgfm disponível aos 1.750 giros. Nestas versões, a transmissão é a automática de 10 velocidades, mesma que equipa o Mustang. A tração, por sua vez, é integral.

Mas se o V6 é a cereja, o V6 biturbo que equipa a Raptor é aquela cereja gourmet em forma de coração. O motor Ecoboost fornece impressionantes 397 cv a 3.500 rpm, o que torna a Ford Ranger 2025 uma das picapes mais potentes vendidas no país.

São 59,4 kgfm de torque a 3.500 rpm distribuídos nas quatro rodas do modelo pela caixa automática de 10 marchas, que recebeu acerto diferenciado nesta opção braba da Ford Ranger 2025. Com este conjunto, a picape precisa de 5,8 segundos para cumprir o 0 a 100 km/h.

Ford Ranger Black 2025 — Foto: Renato Durães/Autoesporte

Consumo da Ford Ranger 2025

Pelos critérios do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, as versões com câmbio manual e tração 4×4 da Ford Ranger 2025 anotam médias de 10,2 km/l no ciclo urbano e de 11,0, no ciclo rodoviário.

As opções 2.0 automáticas 4×2 ficam em, respectivamente, 10,1 km/l e 12,4 km/l. Enquanto as configurações ATs 4×4 registram médias urbanas de 10,0 km/l e rodoviárias de 11,5 km/l. Toda a linha com o motor menor alcançou nota “B” na comparação da categoria e “D”, na comparação geral.

O consumo piora bastante nas variantes V6 da Ford Ranger 2025. As médias ficam em 8,9 km/l na cidade e em 10,2 km/l, na estrada. Desta forma e com este conjunto, a classificação da Ford Ranger 2025 no PBEV despenca para “D” na categoria e “E”, na geral.

Já a Ford Ranger Raptor 2025, obviamente, é a mais beberrona. Segundo o Inmetro, a picape esportiva biturbo faz 6,7 km/l no ciclo urbano e 7,4 km/l, no ambiente rodoviário. Dupla nota “E” para o modelo.

Central multimídia da Ford Ranger tem 10 polegadas e é disposta na vertical — Foto: Bruno Guerreiro/Autoesporte
Central multimídia da Ford Ranger tem 10 polegadas e é disposta na vertical — Foto: Bruno Guerreiro/Autoesporte

Ford Ranger 2025: Dimensões

A Ford Ranger 2025 tem 5,37 metros de comprimento, 2,20 metros de largura, 1,88 m de altura e 3,27 m de entre-eixos. A caçamba leva 1.250 litros (com seis pontos de amarração) e a capacidade de carga varia de 1.023 kg (Limited) a 1.071 kg (XLT 4×4)

A picape média feita na Argentina tem vão livre do solo de 23,5 cm e capacidade de imersão de 80 cm. O ângulo de ataque é de 30 graus e o de saída, 26 graus. A capacidade de rampa é de 35 graus.

A variante Raptor da Ford Ranger 2025 traz suas peculiaridades. Por exemplo, tem 1 cm a menos no comprimento, 4 cm a mais na altura e bitolas 9 cm mais largas. Usa molas helicoidais na suspensão, no lugar do feixe de molas das versões civis, e amortecedores eletrônicos. O ângulo de entrada é de 31º, o de saída de 27º e a capacidade de rampa fica em 45º. Porém, a carga útil é de apenas 736 kg.

Ford Ranger Black não vem de série com capota marítima — Foto: Renato Durães/Autoesporte
Ford Ranger Black não vem de série com capota marítima — Foto: Renato Durães/Autoesporte

Ford Ranger 2025: Itens de série

Como dito, o custo benefício é um dos aspectos que explicam o sucesso da Ford Ranger. A picape é bem equipada desde a versão mais básica e tem opções para agradar aos picapeiros urbanos, os que precisam do modelo para trabalho e aqueles que querem um bruto esportivo.

Ford Ranger XL 2.0 MT 4×4 2025: sete airbags, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente à subida em rampas, controle de descida, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, quadro de instrumentos com tela configurável de 8”, central multimídia Sync com display de 10”, conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, 2 portas USB e 4 alto-falantes, trio elétrico, direção com assistência elétrica, sensor crepuscular, regulagem de altura dos faróis, Ford Pass, tampa traseira com assistente de abertura e fechamento, pneus todo terreno 255/70 e rodas de aço aro 16”.

Ford Ranger XLS 2.0 AT 4×4 2025: itens da XL MT + câmera e sensor de ré, faróis full LED, 4 modos de condução, carregador de celular por indução, ar-condicionado com saídas para o banco traseiro, farois de neblina, 4 tomadas USB, 6 alto-falantes, para-choques na cor da carroceria, pneus todo terreno 255/70 e rodas de liga leve aro 17”.

Ford Ranger Black 2.0 AT 4×2 2025: itens da XLS AT + bancos com revestimento premium, grade escurecida, estribo tipo plataforma, santantônio, pneus todo terreno 255/65 R18 e rodas de liga leve aro 18”.

Ford Ranger XLS 3.0 V6 AT 4WD 2025: itens da Black + controle de descida, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, freios a disco traseiros, start/stop, freio de estacionamento eletrônico, pneus todo terreno 255/70 e rodas de liga leve aro 17”.

Ford Ranger XLT 3.0 V6 AT 4WD 2025: itens da XLS V6 + alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, frenagem pós-colisão, farol alto automático, reconhecimento de sinais de trânsito, sensor de estacionamento dianteiro, travamento elétrico da tampa da caçamba, retrovisor eletrocrômico, ajustes elétricos do banco do motorista, estribo plataforma, faróis de neblina de LEDs, sensor de chuva, bancos e volante com revestimento premium, iluminação na caçamba e sistema multimídia com comandos de voz em português nativo.

Ford Ranger Limited 3.0 V6 AT 4WD 2025: itens da XLT V6 + sensor de monitoramento da pressão dos pneus, chave presencial, ar-condicionado automático bizona, 6 modos de condução, GPS off-road, protetor de caçamba, pneus todo terreno 255/65 e rodas de liga leve aro 18”.

Ford Ranger Raptor 3.0 V6 biturbo AT 4WD 2025: tens da Limited + controle de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensor de ponto cego, câmera 360, sistema de estacionamento automático, piloto automático para off-road, suspensão Fox com amortecedores eletrônicos ajustáveis, som premium Bang & Olufsen com 8 alto-falantes, 7 modos de condução, revestimento exclusivo dos bancos, estribos de alumínio, iluminação 360, grade dianteira exclusiva e ativa, faróis LED Matrix, molduras pretas nos para-lamas e bancos com aquecimento.

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