Um veículo com preço na casa de meio milhão de reais, definitivamente, não é uma compra racional. Tais modelos estão mais para brinquedões de adultos (endinheirados), com muito desempenho, conforto e recursos eletrônicos, mostra reportagem de Alexandre Carneiro, da revista Vrum. No caso da caminhonete Ford F-150 2023 na versão Platinum, avaliada por Carneiro, há um elemento a mais nessa fórmula: brutalidade.
A picape é um verdadeiro brutamontes no trânsito urbano, graças ao corpanzil de 6 metros de comprimento por 2m de altura. As dimensões fazem o motorista se sentir num caminhão, olhando os SUVs e demais picapes, literalmente, por cima.
Mas o habitat natural desse bichão são as estradas e a zona rural: o público alvo, inclusive, é o empresariado do agronegócio. Afinal, ela acaba ficando desajeitada na cidade. E haja vaga para estacionar a Ford F-150! Manobrá-la só não é um martírio devido aos sensores dianteiros e traseiros e ao sistema de visão em 360 graus: há câmeras até na caçamba e sob o para-choque dianteiro.
A brutalidade continua no que diz respeito ao desempenho, graças ao motor 5.0 V8 a gasolina. Trata-se da mesma unidade que equipa o esportivo Ford Mustang, mas com outro acerto eletrônico, para priorizar a distribuição de torque: são 56,7kgfm, além de 405cv de potência.
Grandalhona acelera forte
Esses números, claro, dão desempenho muito bom à Ford F-150. É até surpreendente ver as mais de duas toneladas e meia da caminhonete arrancando com tamanha agilidade. A performance não chega a ser de carro esportivo, mas é até exagerada para uma picape. Felizmente, os freios, com discos ventilados nos dois eixos, estão à altura das acelerações.
Mas o caso é que a atmosfera a bordo induz a uma condução confortável. Mesmo em alta rotação, o agradável ronco do motor V8 entra com discrição na cabine. E o câmbio de 10 marchas, ao mesmo tempo que faz o giro cair pouco nas trocas, atua com suavidade: botõezinhos na alavanca permitem a operação sequencial. Já a direção, elétrica, é levíssima em manobras, sem ficar “boba” em alta velocidade.
O rodar também é surpreendentemente confortável: apesar da suspensão traseira com eixo rígido e molas semielípticas, a Ford F-150 absorve bem as irregularidades do piso. Em curvas, o conjunto, que inclui braços sobrepostos na dianteira, consegue conter a rolagem da carroceria, mas o enorme peso e o centro de gravidade elevado logo se fazem lembrar.
Tração 4×4 e reduzida
O conjunto mecânico inclui ainda tração 4×4, com opção de distribuição fixa ou variável entre os eixos, além de reduzida. Há ainda quatro modos de condução específicos para terrenos difíceis: Escorregadio, Lama/Terra, Areia e Rock Crawl. Os demais são Normal, Eco, Esportivo e Rebocar/Transportar.
A F-150, claro, se sente à vontade na terra, mas o entre-eixos muito longo, de 3,69m (maior que um Renault Kwid ou um Fiat Mobi) acaba prejudicando o ângulo de rampa (que não é informado pela Ford): isso ficou evidente quando a caminhonete raspou a seção central em uma ondulação durante um percurso off road.
Consumo da Ford F-150
Uma picape enorme, pesada e equipada com um motor V8 a gasolina não tem como ser econômica. Porém, dentro das expectativas, até que os resultados não foram tão exagerados: nas mãos do VRUM, o consumo da Ford F-150 foi de 5,6km/l na cidade e de 8,2km/l na estrada (veja os números do Inmetro na ficha técnica). O tanque, de 369 litros, permite uma autonomia de mais de 1.100km.
Interior da Ford F-150
Ao se abrir a porta da Ford F-150, um estribo desce automaticamente para permitir a entrada. A primeira constatação a bordo é que a caminhonete não é grande apenas por fora: o interior também é enorme. Os bancos dianteiros são enormes e apoiam perfeitamente o corpo.
Entre eles, o descansa-braço oculta um enorme porta-objetos, cuja tampa pode virar uma mesinha para colocar laptop. Para fazer isso, basta bascular, por meio de um botão, a alavanca do câmbio. De quebra, há entradas USB e tomada de energia para plugar eletrônicos no console, que inclui ainda porta-garrafas.
No banco traseiro, há espaço suficiente para que três adultos se acomodem sem aperto algum. Ali, até mesmo os mais altos conseguem esticar as pernas. E não faltam difusores de ar dedicados, portas USB e tomada para os ocupantes da segunda fileira.
Ponto negativo é o assento muito baixo, que faz com que as coxas dos ocupantes fiquem em posição desconfortável, sem apoio: trata-se de um mal típico de picapes construídas sobre chassi. Mas cabe destacar que, embaixo dele, há outro enorme porta-objetos, que ainda pode ser rebatido junto com o assento e formar um vão livre para grandes volumes.
Por sua vez, o acabamento da Ford F-150 é digno de carro de luxo. Os bancos exibem forração em material que simula couro, enquanto o painel e as forrações das portas mesclam suede, espuma injetada e imitação de madeira.
Em ergonomia, mais aplausos para a Ford F-150. Banco, coluna de direção e até os pedais têm regulagens elétricas, que permitem que motoristas de todos os biotipos encontrem a posição correta. A visibilidade é boa, ajudada pelo recorte na base dos vidros das portas dianteiras. No painel, uma tela de 12 polegadas configurável exibe os instrumentos, mas o gráfico do conta-giros não permite uma leitura ideal.
Conectividade
Vale a compra?
A Ford F-150 é uma caminhonete-ostentação, assim como ocorre com as concorrentes RAM 2500 e Chevrolet Silverado (que chega ainda neste ano). Quem compra esses modelos não vai utilizá-los para trabalho. Porém, se a ideia é se dar de presente um brinquedão, não deverão ocorrer arrependimentos: a picape consegue divertir bastante os marmanjos que assumem o volante.
Preço e equipamentos da Ford F-150
Desde o lançamento, em abril de 2023, o preço da Ford F-150 Platinum já subiu e, atualmente, está em R$ 519.990. O fabricante oferece uma garantia de três anos sem limite de quilometragem. A picape é importada dos Estados Unidos.
- EQUIPAMENTOS: Teto solar panorâmico; rodas de liga leve de 20 polegadas; ajustes elétricos, memória, aquecimento e ventilação para bancos dianteiros; ajustes elétricos de pedais e retrovisores; oito airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista e do passageiro); faróis full-LED direcionais com facho alto automático; controlador de velocidade adaptativo com frenagem e arrancada automáticas; assistente de manutenção e centralização de faixa; assistente de manobras com trailer; assistente de descida em rampas; frenagem automática com detecção de pedestres; câmeras em 360 graus e de ré com detecção de objetos; sistema de monitoramento de pontos cegos com cobertura de reboque; painel de instrumentos com tela digital de 12 polegadas; sistema de som com 18 alto-falantes; sistema multimídia com tela de 12 polegadas com conectividade sem fio, Apple CarPlay e Android Auto; ar condicionado digital de duas zonas; carregador de celular por indução; tampa da caçamba com abertura e fechamento elétricos e escada; FordPass Connect (emite alertas e permite ativar ou desativar funções do veículo por meio do celular) e estribos laterais elétricos.
Ficha técnica: Ford F-150 Platinum 2023
MOTOR | Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em V, com pistões de 92,4 mm de curso e 92,7 mm de curso, 4.973cm³ de cilindrada, 32 válvulas e sistemas de injeção direta e indireta, a gasolina |
POTÊNCIA | 405cv a 6.000rpm |
TORQUE | 56,7kgfm a 4.250rpm |
TRANSMISSÃO | Tração traseira, com opção de 4×4 e reduzida, e câmbio automático de 10 marchas |
SUSPENSÃO | Dianteira, independente, com braços triangulares sobrepostos e barra estabilizadora; e traseira com eixo rígido fixado e molas semielípticas |
RODAS/PNEUS | 20 polegadas (liga leve)/275/60 R20 |
DIREÇÃO | Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica |
FREIOS | Discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS |
CAPACIDADES | Tanque, 136 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 681 quilos; reboque, 3.515 kg |
DIMENSÕES | Comprimento, 5,88m; largura, 2,09m; altura, 1,96m; distância entre-eixos, 3,69m; e altura em relação ao solo, 23,8cm |
CAÇAMBA | Volume, 1.370 litros |
PESO | 2.517 quilos |
CONSUMO* | Cidade: 6,3 km/l Estrada: 8,6 km/l |