domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação Ford
Home / NOTÍCIAS / Ford F-150 chega ao Brasil com motor V8 do Mustang e mais de 400cv
sexta-feira 10 de fevereiro de 2023 às 13:24h

Ford F-150 chega ao Brasil com motor V8 do Mustang e mais de 400cv

NOTÍCIAS


Após mais de quatro décadas na liderança do mercado norte-americano (há 41 anos é o carro mais vendido localmente), a Ford F-150 debutou no Brasil acima da Maverick e da Ranger. Oferecida nas versões Lariat e Platinum (os preços não foram divulgados), ela concorre tanto com a Ram 1500 Rebel quanto com a Chevrolet Silverado, a qual chegará ainda neste ano.

Foto: Divulgação Ford

O visual imponente exibe os faróis/lanternas verticais, o capô elevado e as rodas de 20” com pneus Hankook de medidas 275/65. Ao aplicar uma estrutura de aço e liga de alumínio militar de alta resistência, a décima quarta geração do utilitário da Ford ficou 200 kg mais leve, assim como melhorou em 29% a rigidez frontal e 5,8% a torsional.

As grandes dimensões revelam 5,880 m de comprimento, 2,090 m de largura, 1,960 m de altura e espaçosos 3,675 m de entre-eixos – a Ford Ranger Limited, por exemplo, possui 5,354 m, 1,860 m, 1,848 e 3,220 m, respectivamente, para comparar.

Sala de estar

A Lariat e a Platinum se diferenciam pelas nuances dos acabamentos, sendo o exterior da primeira transmitindo uma pegada mais esportivada. E o mesmo ocorre no habitáculo, com a habitabilidade em preto/vermelho na Lariat e em tons terrosos na Platinum.

Luxuosa, oferta generosos bancos frontais com aquecimento/ventilação, o quadro de instrumentos totalmente digital de 12”, os pedais de freio/acelerador e a coluna de direção ajustáveis eletricamente e a F-150 inaugurou em nosso mercado o multimídia SYNC 4 com Android Auto/Apple CarPlay sem fio. O áudio assinado pela B&O é composto por oito alto-falantes na Lariat, enquanto são 16 na Platinum, com caixas de som integradas e escondidas nos encostos de cabeça dianteiros.

Outras particularidades estão no painel dividido e na alavanca seletora de marchas rebatível eletricamente abrindo espaço para uma mesinha. Quem viaja atrás dispõem de aquecimento no assento e muito espaço para as pernas/joelhos por conta dos 3,675 m de entre-eixos. Uma sala de estar sobre quatro rodas, sendo essa medida superior ao da Ram 1500 Rebel (3,672 m).

Igual a Ford Maverick, sob o assento traseiro há um espaço com divisórias para acomodar pequenos objetos. O diferencial entre elas está na possibilidade de ser trancado por chave na F-150. O interior ainda traz o teto solar panorâmico, as entradas USB-A/USB-C e tomadas de 110V.

A caçamba tem proteção Spray-In para evitar riscos ou arranhões e tem capacidade volumétrica de 1.370 litros e de carga de 728 kg (681 kg na Platinum) –  na Ram 1500 Rebel de 1.200 litros (mais 103,4 litros em cada compartimento lateral Ram Box) e 610 kg, na ordem. O acesso ao compartimento de cargas da Ford F-150 é auxiliado pela escada escondida na tampa da caçamba com apoio para as mãos.   

Oito cilindros em “V” e itens de segurança

Sob o capô, o propulsor V8 5.0 Coyote naturalmente aspirado possui a mesma construção base do Mustang e vai atrelado ao câmbio automático de dez marchas para entregar 405 cv a 6.000 rpm de potência e torque de 556 Nm (56,7 kfm) a 4.250 rpm permitindo ir aos 100 km/h em 7,1 segundos. Na Ram 1500 Rebel, o V8 5.7 entrega 400 cv a 5.600 rpm e os mesmos 56,7 kgfm, só que na faixa de 3.950 rpm.

As suspensões frontais da Ford F-150 adotam uma arquitetura independente Double Wishbone e por feixe de molas na traseira ao passo que a tração possui os modos 4×2, 4x4H, 4x4L e 4x4A. Também há os modos de condução Eco, Normal, Esportivo, Escorregadio, Neve Intensa/Areia, Lama/Terra, Rocha/Avanço Lento, Rebocar/Transportar, além do assistente Pro-Trailer capaz de auxiliar o condutor nas manobras com reboque.

Ford F-150 Platinum
Foto: Marcio Bruno (Divulgação Ford)

A Ford equipou a F-150 com um tanque estendido de 136 litros garantindo um alcance máximo de mais de 1.000 km. A picape possui sistema Start-Stop (desliga o motor durante breves paradas em prol da redução no consumo e na emissão de poluentes) e, segundo o fabricante, o consumo declarado é de 6,3 km/l na cidade e de 8,6 km/l na estrada. Lá fora, a variante elétrica Ford F-150 Lightning entrega 570 cv de potência e brutos 107,14 kgfm de torque indo aos 100 km/h em cinco segundos, enquanto o alcance é de até 514 km (EPA).

Ford F-150 Platinum
Foto: Marcio Bruno (Divulgação Ford)

Em segurança, o pacote oferta oito airbags (frontais, laterais, cortina e de joelhos), controlador de velocidade adaptativo com Stop&Go, assistente de manutenção/centralização em faixas, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, monitoramento de pontos-cegos com cobertura do reboque, câmeras de 360º/iluminação 360º da mesma forma que os assistentes de manobras evasivas, de descida e de cruzamento.

Em breve, teremos a oportunidade de andar na novidade e fique ligado no site da Motor Show para conferir as nossas primeiras impressões.

Veja também

Quem é Luiz Galeazzi, empresário que pilotava avião que caiu em Gramado

O empresário Luiz Galeazzi, que pilotava a aeronave que caiu em Gramado, na manhã deste domingo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!