sábado 21 de dezembro de 2024
Foto: Freepik
Home / NOTÍCIAS / FMI diz que empregos serão afetados pela inteligência artificial; saiba quais
segunda-feira 15 de janeiro de 2024 às 17:11h

FMI diz que empregos serão afetados pela inteligência artificial; saiba quais

NOTÍCIAS, PROFISSÃO


Atividades com maior ou baixo nível de escolaridade e tarefas muito repetitivas são as que correm o maior risco

A inteligência artificial vai afetar 60% dos empregos nas economias avançadas, afirmou a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, pouco antes de partir para o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

“As economias avançadas e alguns mercados emergentes verão 60% de seus empregos afetados”, disse em entrevista em Washington, citando um novo relatório do Fundo Monetário Internacional sobre o assunto.

Em dezembro de 2023, o departamento de Educação do Reino Unido publicou um estudo sobre o tema, e relacionou algumas profissões que podem ser afetadas com o avanço das IAs.

Confira:

  • Consultores de Gestão e Analistas de Negócios
  • Gerentes e diretores financeiros
  • Contadores
  • Psicólogos
  • Gerentes e diretores de compras
  • Economistas e estatísticos
  • Profissionais de gerenciamento de projetos financeiros e de negócios
  • Analistas e consultores financeiros e de investimento
  • Profissionais da área jurídica
  • Profissionais associados de negócios

Sobre esse tema, a Dinheiro conversou com Victor Rizzo, diretor executivo da INOV.AI, empresa de tecnologia voltada para o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial e diretor de inovação da E-xyon, para analisar o cenário do Brasil.

Para ele, inicialmente, as atividades com maior ou baixo nível de escolaridade e tarefas muito repetitivas são as que correm o maior risco de serem substituídas pela IA, onde os humanos serão substituídos pela IA.

“Podemos citar aqui algumas áreas, como a área industrial com a automação de processos de fabricação e robotização, a própria agricultura hoje, onde o Brasil é exemplo de modernização, especialmente na agricultura de larga escala, que é muito sofisticada e automatizada, utilizando sistemas de ar para plantio e colheita”, avalia.

Áreas do varejo também serão afetadas, assim como o atendimento remoto de clientes, seja via celular ou internet. “Já estamos vendo os seres humanos sendo substituídos em larga escala por algoritmos”, acrescenta.

“O design e estilismo também estão sendo afetados com o advento do ChatGPT, permitindo criar imagens e peças artísticas de forma fácil e rápida. Até mesmo a área de aplicações na bolsa de valores já substituiu, há algum tempo, os seres humanos pelos chamados algo tradings, algoritmos que analisam tendências e valores das aplicações, realizando compras e vendas de forma automática”, reforça Rizzo.

Veja também

Investigação mira viagens de Alcolumbre em jatinho de empresa beneficiada por emendas

Segundo reportagem de Elijonas Maia, do canal CNN, direto de Macapá, o Ministério Público Federal (MPF) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!