segunda-feira 24 de fevereiro de 2025
Foto: Getty images
Home / Mundo / MUNDO / Finlândia lidera ranking da ONU de países mais felizes; veja colocação do Brasil
terça-feira 21 de março de 2023 às 06:40h

Finlândia lidera ranking da ONU de países mais felizes; veja colocação do Brasil

MUNDO, NOTÍCIAS


O Relatório de Felicidade Mundial de 2023, que mede o nível de felicidade em 109 países e é divulgado anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi publicado nesta última segunda-feira (20) e mostra que a Finlândia segue na liderança do ranking, posto que ocupa pela sexta vez consecutiva, seguida por outros países escandinavos no Top 3: Dinamarca (2º) e Islândia (3º).

Em seguida aparecem Israel, surpreendendo na quarta colocação, Holanda, Suécia, Noruega, Suíça, Luxemburgo e Nova Zelândia, que completa o Top 10 como o único país não-europeu, além de Israel, a figurar entre os 10 mais felizes.

Apesar de ter a maior economia mundial, os Estados Unidos aparecem apenas na 15ª colocação, com a China ainda mais abaixo no ranking enquanto segunda economia mundial, na 64ª posição. O país asiático também perde para o Brasil, que aparece na 49ª colocação atrás de Croácia e seguido por El Salvador, Hungria e Argentina.

Confira parte do ranking (para ver a forma completa, acesse o relatório da ONU):

Indicadores principais

Para criar o ranking, a ONU considera seis fatores principais: PIB per capita, Suporte Social, Expectativa de Vida Saudável, Liberdade para Decidir sobre a própria Vida, Generosidade, Distopia (uma referência como o lugar mais infeliz possível) e Percepção da Corrupção em cada país.

O relatório começou a ser feito em 2012 e, apesar de ser publicado em 2023, refere-se a dados coletados nos 3 anos imediatamente anteriores (2020 a 2022). Por conta disso, países como a Ucrânia, que foi devastada pela invasão russa, ainda aparece em uma posição relativamente boa (62ª), com a Rússia aparecendo na 55ª.

Dentre as maiores surpresas estão o Vietnã, que aparece na 20ª colocação, logo acima do Reino Unido, e o Japão, que apesar de ter uma das mais avançadas economias do mundo aparece apenas na 40ª posição.

Veja também

Brasil teme isolamento após sinais de recuo da União Europeia em regulação de big tech

O governo brasileiro teme ficar isolado diante de sinais de recuo da União Europeia em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!