O anúncio foi feito pelo presidente da instituição, Roberto Campos Neto
O Banco Central do Brasil anunciou a antecipação para o dia 5 de outubro os registros de chaves do PIX, uma nova ferramenta para transferências instantâneas de valores entre contas bancárias. Inicialmente, os registros começariam a ser feitos a partir do dia 3 de novembro.
O anúncio foi feito pelo presidente da instituição, Roberto Campos Neto, nesta última quarta-feira (22), e depois oficializado pelo órgão. As informações são da Exame.
A partir de 5 de outubro, clientes dos bancos poderão começar a fazer os registros de suas “chaves” do PIX – um sistema que utiliza uma informação pessoal do usuário, como telefone, e-mail ou CPF/CNPJ, como “endereço” recebedor da transferência. Ou seja, para concluir uma transação via PIX, não será mais necessário informar nome do banco, número de conta e agência, apenas essa chave cadastrada pelo cliente.
“Quem desejar receber um PIX de forma simples e prática deverá, a partir de outubro, acessar o aplicativo da instituição em que possui conta e fazer o registro da chave, vinculando o número de telefone celular, e-mail ou CPF/CNPJ àquela conta específica”, disse o Banco Central em nota obtida pela Exame. “Essas informações serão armazenadas em uma plataforma tecnológica desenvolvida e operada pelo BC, chamada Diretório Identificador de Contas Transacionais (DICT), um dos componentes do PIX.”
Outra vantagem do PIX em relação ao DOC e ao TED é que ele permitirá a realização de transferências 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Segundo o Banco Central, o início da operação do PIX, em caráter de teste, será no dia 3 de novembro, e em 16 de novembro, o sistema será aberto para toda a população.