O Documento de Ordem de Crédito (DOC), um dos meios de transferência bancária mais tradicionais e mais utilizados nos últimos anos, será descontinuado nesta segunda-feira (15). Às 22h as instituições financeiras de todo o país deixarão de fazer transferências nesta modalidade. Agendamentos poderão ser feitos até o horário de encerramento da operação com data limite de 29 de fevereiro.
As operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), que são operações realizadas exclusivamente por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários, também serão descontinuadas.
Criado em 1985, o DOC tem caído em desuso desde a implantação do Pix, que surgiu em novembro de 2020 e não tem cobrança de tarifa bancária. Um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra que o DOC não ficou nem entre os cinco principais meios de pagamento usados em 2023. A preferência foi pelo PIX, seguido do cartão de crédito e do cartão de débito.
O Pix foi o meio de pagamento mais utilizado em 2022, com 24,1 bilhões de transações realizadas pelo método de pagamento instantâneo.
Veja o ranking de modelos mais utilizados:
- PIX
- Cartão de crédito
- Cartão de débito
- Boleto
- TED (Transferência Eletrônica Direta)
- Cheque
- DOC (Documento de Ordem de Crédito)