Depois de 54 anos de serviços exemplares prestados à aviação, o último Boeing 747 produzido deixou a fábrica para ser entregue ao comprador. O hangar em Everett, em Washington, nos EUA, de onde o 747 derradeiro saiu segundo
no dia 7 de dezembro é o mesmo onde o primeiro exemplar de uma das mais icônicas e importantes aeronaves de todos os tempos foi desenvolvido, em 1967, para ganhar os ares em serviço pela primeira vez em janeiro de 1970 – e mudar a aviação comercial para sempre.O modelo surgiu como uma encomenda de Juan Trippe, fundador da companhia aérea PanAm, diretamente a Bill Allen, presidente da Boeing, por um avião que fosse quase três vezes maior do que os modelos anteriores. A ambição não era pequena: à época, voos transatlânticos eram especialmente caros e restritos, e Trippe buscava justamente transformar essa realidade, apostando que uma oferta maior poderia baratear as passagens e popularizar as viagens – e ele tinha razão.

O hangar localizado em Washington, nos EUA, é o maior do mundo, e foi criado para fabricar o 747
O primeiro 747 voou de Nova Iorque para Londres com seus 68,5 metros de comprimento, dois andares, dois corredores e quatro motores, transportando inéditos 350 passageiro em 1970. O projeto levou cerca de 16 meses para ser concluído, e contou com mais de 50 mil pessoas em seu desenvolvimento e construção: o avião era de tal forma imenso e sem precedentes, que pilotos experientes precisaram voltar às escolas para aprender a controlar aquele colosso, que se tornaria por décadas o modelo mais popular do mundo.

Primeira exibição pública do protótipo do 747 atraiu multidão ao hangar em setembro de 1968

O modelo 747-100 começou a voar pela PanAm em 1970, e ganharia diversas adaptações
Ao todo, 1.574 aeronaves seriam fabricadas nesses quase 70 anos de produção – a chegada de novas aeronaves, principalmente o Airbus A380 e o Boeing 787 Dreamliner, já nos anos 2000, derrubaria o reinado do 747. Atualmente, 44 aviões do modelo ainda são usados em rotas comerciais, mas cerca de 314 cargueiros 747 seguem utilizados por companhias.

A alemã Lufthansa é hoje a companhia com maior número de modelos 747 em atividade

Um Boeing 747 adaptado pela NASA transportando o ônibus espacial Atlantis nos anos 90
Nos anos 1980, um 747 foi adaptado pela NASA para transportar um ônibus espacial, mas nenhuma adaptação do modelo, porém, é mais famosa do que a realizada pelo governo estadunidense para criar o mais famoso 747 do mundo – o Air Force One, avião que transporta o presidente dos EUA.

O 747 Air Force One transportando o presidente dos EUA e voando próximo ao Monte Rushmore

Cockpit de um 747 da companhia Iran Air durante voo em 2007