Depois de 54 anos de serviços exemplares prestados à aviação, o último Boeing 747 produzido deixou a fábrica para ser entregue ao comprador. O hangar em Everett, em Washington, nos EUA, de onde o 747 derradeiro saiu segundo
no dia 7 de dezembro é o mesmo onde o primeiro exemplar de uma das mais icônicas e importantes aeronaves de todos os tempos foi desenvolvido, em 1967, para ganhar os ares em serviço pela primeira vez em janeiro de 1970 – e mudar a aviação comercial para sempre.O modelo surgiu como uma encomenda de Juan Trippe, fundador da companhia aérea PanAm, diretamente a Bill Allen, presidente da Boeing, por um avião que fosse quase três vezes maior do que os modelos anteriores. A ambição não era pequena: à época, voos transatlânticos eram especialmente caros e restritos, e Trippe buscava justamente transformar essa realidade, apostando que uma oferta maior poderia baratear as passagens e popularizar as viagens – e ele tinha razão.
O primeiro 747 voou de Nova Iorque para Londres com seus 68,5 metros de comprimento, dois andares, dois corredores e quatro motores, transportando inéditos 350 passageiro em 1970. O projeto levou cerca de 16 meses para ser concluído, e contou com mais de 50 mil pessoas em seu desenvolvimento e construção: o avião era de tal forma imenso e sem precedentes, que pilotos experientes precisaram voltar às escolas para aprender a controlar aquele colosso, que se tornaria por décadas o modelo mais popular do mundo.
Ao todo, 1.574 aeronaves seriam fabricadas nesses quase 70 anos de produção – a chegada de novas aeronaves, principalmente o Airbus A380 e o Boeing 787 Dreamliner, já nos anos 2000, derrubaria o reinado do 747. Atualmente, 44 aviões do modelo ainda são usados em rotas comerciais, mas cerca de 314 cargueiros 747 seguem utilizados por companhias.
Nos anos 1980, um 747 foi adaptado pela NASA para transportar um ônibus espacial, mas nenhuma adaptação do modelo, porém, é mais famosa do que a realizada pelo governo estadunidense para criar o mais famoso 747 do mundo – o Air Force One, avião que transporta o presidente dos EUA.