sábado 21 de dezembro de 2024
Filho de Mãe Bernadete - Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Filho diz que ‘Mãe Bernadete’ foi morta por grupo que executou seu irmão
sexta-feira 18 de agosto de 2023 às 07:15h

Filho diz que ‘Mãe Bernadete’ foi morta por grupo que executou seu irmão

NOTÍCIAS, RMS


Após a execução da líder quilombola e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho, Maria Bernadete Pacífico, o representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Denildo Rodrigues, disse que a Yalorixá foi assassinada pelo mesmo grupo responsável pelo assassinato do seu filho: Binho. A informação foi publicada pela Agência Brasil.

“Ela sabia e a Justiça sabia que quem mandou matar Binho tava lá, perto da comunidade. Só que não deu nada. Ela nunca ficou quieta. Agora foi silenciada. Muito triste para nós”, lamentou Denildo.

De acordo com a publicação, ele disse que as lideranças das comunidades quilombolas e terreiros de Simões Filho são ameaçadas permanentemente por grupos ligados à especulação imobiliária, interessados em ocupar os territórios.

Em nota divulgada na noite desta quinta-feira, a Conaq exige que o Estado brasileiro tome medidas imediatas para a proteção das lideranças do Quilombo de Pitanga de Palmares. “A família Conaq sente profundamente a perda de uma mulher tão sábia e de uma verdadeira liderança. Sua partida prematura é uma perda irreparável não apenas para a comunidade quilombola, mas para todo o movimento de defesa dos direitos humanos”, ressalta a entidade.

“É dever do Estado garantir que haja uma investigação célere e eficaz e que os responsáveis pelos crimes que têm vitimado as lideranças desse Quilombo sejam devidamente responsabilizados. É crucial que a Justiça seja feita, que a verdade seja conhecida e que os autores sejam punidos. Queremos Justiça para honrar a memória de nossa liderança perdida, mas também para que possamos afirmar que, no Brasil, atos de violência contra quilombolas não serão tolerados.”

Líder quilombola de Pitanga dos Palmares é executada na região metropolitana de Salvador

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!