O filho do líder do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), João Pedro Stédile, foi nomeado para cargo de confiança no gabinete do deputado federal João Daniel (PT-SE). Rafael Almeida Stédile foi escolhido segundo Julia Noia, do O Globo, para ocupar a função de secretário parlamentar nesta quarta-feira, com publicação em boletim oficial do Legislativo.
Formado em Publicidade, ele atua como fotógrafo desde 2013, e tem trabalhos sobre as Jornadas de Junho e eleições em países da América Latina, como a Argentina e o México. Em 2022, ele acompanhou a campanha de Edegar Pretto, candidato derrotado do PT ao governo do Rio Grande do Sul, além de outros trabalhos, com retratos dos candidatos da sigla no ano.
Em 2023, o MST foi alvo de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara, e João Paulo Stédile foi convocado pelos parlamentares a prestar esclarecimentos sobre invasões de terras coordenadas pelo movimento. A fala no colegiado foi coordenada com a base governista, como estratégia de blindá-lo e dissociar a sua imagem da do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Empossado no cargo nesta quarta-feira, conforme consta no portal da Câmara dos Deputados, ele deve receber remuneração de R$ 10,8 mil, conforme noticiou o portal Metrópoles.
Questionado sobre a escolha do filho de Stédile para o cargo, o deputado federal João Daniel afirmou ao GLOBO que Rafael é um “grande profissional” e um “bom quadro político”, e que não teria havido participação do líder do movimento sem terra na escolha para o cargo.