A promotoria eleitoral de Balneário Camboriú (SC), onde Jair Renan Bolsonaro é candidato, a vereador. não vê problema no “nome de urna” escolhido pelo filho do ex-presidente para concorrer pelo município. Diante do eleitor, Jair Renan está se apresentando com o mesmo nome do pai: Jair Bolsonaro. Manifestação favorável à opção dele foi enviada ontem ao TRE de Santa Catarina. A informaçãoé da coluna de Lauro Jardim,do jornal O Globo.
No início do mês, o PL, em convenção partidária local, definiu que Jair Renan se apresentará nas urnas com o mesmo do nome do pai. Além disso, será identificado pelo número 22.222, em referência à candidatura paterna à Presidência, de dois anos atrás. Opositores reclamaram, sobretudo via redes sociais, quanto a uma eventual tentativa de enganar o eleitorado bolsonarista do município.
Ao analisar o registro de candidatura de Jair Renan, no entanto, o promotor Álvaro Melo não encontrou obstáculos para o deferimento, que ainda será avaliado pela Justiça Eleitoral. Para Melo, o nome Jair Bolsonaro “se trata do próprio nome de registro do requerente, inserido no seu direito de personalidade e fruto da escolha de seus genitores (…)”.
De acordo com o representante do MP, “foge ao bom senso impedi-lo de se candidatar” com o prenome (Jair) e o sobrenome (Bolsonaro).
A promotoria diz ainda que, nas urnas, “o registro fotográfico deixa clarividente a identidade do candidato”. A palavra final será do TRE, que, sob a argumentação de Melo, tende a autorizar o nome.
A candidatura de Jair Renan foi lançada ona quarta-feira (28) em Balneário, com a presença de Eduardo Bolsonaro.