Seções eleitorais de todo o país registram filas. Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), havia expectativa de alguma demora na votação por causa do cadastramento de biometria digital de parte dos eleitores.
Os tribunais regionais importam informações biométricas do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e esses dados precisam ser validados na hora do voto. O eleitor precisa fazer até quatro tentativas para validar sua digital. O voto é garantido, no entanto, ainda que não seja possível validar a biometria e o eleitor assina o caderno da votação da seção eleitoral.
A votação termina às 17h, mas mesmo quem ainda estiver na fila a essa hora tem garantido o direito ao voto. Neste caso, o eleitor recebe uma senha e permanece na fila até o momento que conseguir garantir seu voto.
A Justiça eleitoral tem reforçado o pedido para que os eleitores levem seus votos já registrados em um papel para minimizar a demora na hora do voto na urna eletrônica.
Ao participar da abertura do teste de integridade das urnas no Rio de manhã, o presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme, reforçou a segurança e a transparência do sistema eleitoral brasileiro.
“Todas as eleições têm sido muito transparentes. E essa eleição se aperfeiçoou. A cada eleição o sistema é aperfeiçoado, aprimorado. Aprendemos sempre a cada eleição. E essa eleição não é diferente”, afirmou ele. O que se destaca nesta eleição, segundo ele, é o cuidado para que mais pessoas tenham informação sobre essa transparência e segurança do sistema eleitoral.