Curso visa engajar o setor empresarial na adoção de práticas sustentáveis
Voltado para pequenas e médias empresas de todo o estado, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) está com inscrições abertas para a próxima turma de capacitação na Agenda ESG, da sigla em inglês Environmental, Social and Governance (Meio Ambiente, Social e Governança).
Com carga horária de 40 horas e ministrado online, o curso capacita as empresas para aplicar a Norma ESG ABNT PR 2023 e em Auditoria Interna. O curso integra as ações do Projeto Núcleo de Serviços FIEB, Sebrae-Ba e sindicatos. A iniciativa é uma parceria da FIEB com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A primeira turma, composta por 33 empresas, de 14 municípios baianos, encerrou a capacitação no dia 19 de janeiro. A segunda turma está prevista para ocorrer de 4 a 8 de março.
Há poucas vagas disponíveis e os interessados podem entrar em contato pelo e-mail industriabaianasustentavel@fieb.org.br ou pelos telefones 71 3343-1449 / 1419 ou 3879-1684.
HUB ODS BAHIA
A FIEB, que sedia o HUB ODS Bahia da Rede Brasil Pacto Global, busca com esta iniciativa fortalecer o compromisso de engajar o setor empresarial na adoção de práticas sustentáveis. Desta forma, a entidade contribui para o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global, do qual é signatária.
A gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social, Arlinda Negreiros, explica que a expectativa da FIEB é de “promover a capacitação das empresas na adoção de critérios em ESG, engajando o setor empresarial na adoção de práticas sustentáveis”.
Participaram desta primeira turma os sindicatos da indústria Sinprocim, Sindiquímica, Sindpacel, Sincar, Sindicato dos Metalúrgicos de Dias D’Ávila, Sinec, Sindicosmetic, Sindipetro, Sindibrita, Sindivest, Sinicon, Sindimiba, Sindratar, Sindiplasba, Sindisabões, Sindibeb.
As empresas capacitadas são dos municípios de Amélia Rodrigues, Aramari, Camaçari, Dias d’Ávila, Governador Mangabeira, Ilhéus, Lauro de Freitas, Mata de São João, Muritiba, Palmeiras, Paulo Afonso, Salvador, Simões Filho e Vitória da Conquista.
Sistema FIEB
Sob a liderança da FIEB, o Sistema Indústria na Bahia é formado ainda pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pelo Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB). Todas essas entidades formam o SISTEMA FIEB, atuando conjuntamente e de maneira integrada, disponibilizando serviços em áreas relevantes para a sociedade, como educação, saúde, lazer, qualificação profissional, informação especializada, desenvolvimento e inovação tecnológica. A FIEB é uma das 27 federações que integram a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade nacional representativa do setor industrial brasileiro.