sábado 28 de setembro de 2024
Foto: Reprodução/Instagram
Home / POLÍTICA / FHC: Investir menos em filosofia não gera emprego
domingo 28 de abril de 2019 às 06:31h

FHC: Investir menos em filosofia não gera emprego

POLÍTICA


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso comentou na sexta-feira (26). O anúncio do governo Bolsonaro de que vai reduzir investimentos nos cursos de filosofia e sociologia e priorizar “áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte, como: veterinária, engenharia e medicina”. Sociólogo formado pela Universidade de São Paulo (USP), FHC escreveu no Twitter que “preocupa o rumo do governo” e que a medida é mais uma “casca de banana” jogada pela própria equipe de Jair Bolsonaro.

A proposta de reduzir investimentos nos cursos, elogiada e referendada por Bolsonaro no Twitter, foi anunciada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante uma transmissão ao vivo no Facebook, ao lado do presidente. O ministro não detalhou como a “descentralização de investimentos” funcionará, mas disse que os alunos atuais não serão afetados e adiantou se espelhar no Japão, país que tomou medidas semelhantes na área da educação.

“O Japão que é um país que está tirando dinheiro público, do pagador de imposto, de faculdades para a pessoa que já é muito rica, como, por exemplo, filosofia. Pode estudar filosofia? Pode, com dinheiro próprio”, disse Weintraub.

Ainda no exemplo japonês, o ministro da Educação também mencionou Sociologia como um curso que poderia ter investimento menor. Seguidor das ideias do escritor conservador Olavo de Carvalho, Abraham Weintraub já defendeu o combate ao “marxismo cultural” nas universidades.

Em sua mensagem no Twitter sobre o tema, Jair Bolsonaro foi além e incluiu a expressão “humanas” para mostrar que esse redirecionamento de gastos pode ser ainda mais amplo.

Veja também

Confira a agenda da Assembleia Legislativa da Bahia nesta última semana de setembro

A semana de 24 a 27 de setembro na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) será …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!