O Scream Festival, realizado na quarta-feira (4), promoveu um dos painéis mais aguardados: O Que é o Novo Entretenimento Baseado em Experiência e Tecnologia. O debate, que ocorreu na Doca 1, no Comércio, contou com a presença do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, ao lado do CEO da Bem Comunicação, Hugo Teixeira, e do CEO da Luzbel Tecnologia, Junior Luzbel.
O evento enfatizou a relevância dessas ferramentas para impulsionar a criatividade e o impacto econômico em Salvador, uma cidade que já é referência cultural e turística. Para Edington, o painel foi uma oportunidade única para discutir como Salvador, que possui uma forte base na economia criativa, pode incorporar inovações tecnológicas ao setor de entretenimento, fortalecendo o turismo e a geração de empregos. “O setor de cultura, artes e turismo é um dos que mais emprega na cidade”, pontuou.
O impacto dessas discussões vai além da inovação, influenciando diretamente o turismo e a economia local. O presidente da Saltur destacou que Salvador vive um momento único, reforçado pelo potencial criativo da cidade. “Estamos constantemente ocupando posições de destaque no turismo nacional e internacional. Esse tipo de painel ajuda a integrar novas tendências ao nosso cenário cultural e econômico, especialmente com a chegada do verão”, avaliou.
Novas ferramentas
Durante o debate, foram apresentadas inovações tecnológicas que estão redefinindo a experiência dos consumidores no setor. Junior Luzbel destacou ferramentas como a inteligência artificial, a realidade aumentada e o streaming têm transformado eventos. “Hoje, a inteligência artificial pode captar emoções do público e até influenciar a performance de artistas, criando experiências interativas e únicas”, explicou. Além disso, ele ressaltou a importância de agregar sustentabilidade e inclusão às novas tendências tecnológicas.
A troca de ideias também inspirou o público presente. Estudante de Publicidade, Henrique Dantas enfatizou o valor do debate. “Discutir como a tecnologia pode transformar o entretenimento é essencial para uma cidade tão rica culturalmente como Salvador. Essas inovações ampliam as possibilidades criativas e impulsionam o turismo”. Já a empresária Amanda Valverde, reforçou: “Agregar tecnologia às experiências culturais fortalece ainda mais a identidade de Salvador e atrai novos públicos”, declarou.
Demais temas
Com programação em três ambientes de forma simultânea, o Scream Festival também debateu outros temas, como “Proteção e Inovação: Os Desafios da Regulação da Inteligência Artificial”, “Estratégias e Canais para Capturar a Atenção do Consumidor”, “As Tendências que Nascem em Salvador: Criatividade e Inovação de Nossas Comunidades”, “Destino Turístico e Estratégias que Protegem Suas Fontes de Inspiração e Experiência” e “Estratégias de Combate à Desinformação e às Desigualdades Digitais”. O evento é uma realização da Prefeitura de Salvador, por meio da Saltur, e conta com diversos parceiros, a exemplo da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), do Sebrae-BA, do Sinapro-BA, da Abap-BA – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário e da INS Marketing Digital, dentre outros.