O mês de novembro ainda tem dois feriados no radar dos brasileiros: na sexta-feira, dia 15 (Proclamação da República) e quarta-feira, dia 20 (Dia da Consciência Negra). As comemorações trazem de volta as folgas em dias úteis, e por consequência, a mudança de funcionamento da bolsa e bancos.
O dia 15 de novembro, quando é comemorada a Proclamação da República, cairá em uma sexta-feira em 2024. Com isso, no dia, não haverá negociações em bolsa, nem expediente bancário.
Assim, segundo a Febraban, as compensações bancárias, incluindo a TED, não serão efetivadas no período. O Pix, no entanto, funciona normalmente. Os vencimentos de contas para o dia serão automaticamente transferidos para o dia útil seguinte.
Em 2024 será a primeira vez que o dia 20 de novembro será feriado nacional, numa quarta-feira. Por isso, seguirá o mesmo padrão dos outros feriados nacionais em dias úteis, sem operações em Bolsa e agências bancárias.
A Febraban orienta os clientes a utilizar preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências.