Um levantamento realizado pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida identificou que 10,8 milhões de pessoas possuíam planos de previdência privada aberta no Brasil em maio desse ano. O número representa 5,3% da população brasileira, considerando o Censo Demográfico de 2022.
“O percentual da população coberta pelo sistema de previdência privada é muito baixo. Se considerarmos o sistema como um todo (aberta + fechada), é de, apenas, 7,2%”, avalia Edson Franco, presidente da Fenaprevi na revista Veja.
Segundo dados da entidade, cerca de 2,3 milhões de pessoas têm planos coletivos (considerando os contratados pelas empresas em favor de seus colaboradores e as demais formas de contratação coletiva), o que equivale a aproximadamente 4,6% dos trabalhadores formais.
O setor acumula 1,3 trilhão de reais em ativos, o que equivale a 12,5% do PIB brasileiro. O montante é 12,9% maior do registrado em maio de 2022.
Somente em maio deste ano, foram aportados 13,3 bilhões de reais em planos de previdência privada aberta, o que levou o resultado acumulado nos cinco primeiros meses de 2023 para 63,7 bilhões de reais — valor 2,3% acima do observado no mesmo período do ano passado.
Entre janeiro e maio deste ano foram resgatados 55,3 bilhões de reais, levando a captação líquida do setor – que significa o resultado dos aportes menos os resgates – para 8,4 bilhões de reais.