O presidente estadual do PDT, o deputado federal Félix Mendonça Jr., em conversa com João Guerra, do bahia.ba, refutou as especulações em torno de uma possível aliança com a gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
O tema da aproximação com o PDT ganhou força nos últimos dias a partir do leque de conversas que o governo do petista abriu ao iniciar tratativas com o PSDB, outra sigla que, nos últimos anos virou no âmbito estadual, aliado de primeira hora da oposição às gestões petistas na Bahia e que há trinta anos atua em campo oposto ao qual se encontra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Caso houvesse esse diálogo com o PDT, contudo, não seria motivo de espanto, já que os pedetistas, nos diversos mandados do PT na Presidência da República fez parte do governo no âmbito federal e, no passado mais recente, aqui na Bahia, já esteve na base do governo estadual comandada por petistas.
O parlamentar deixou claro que não é esse o caso no momento, pois não houve nenhuma conversa nesse sentido com a base do chefe do Executivo da Bahia e que a legenda que ele comanda no estado é um partido que segue na base da oposição.
“Não houve nenhuma conversa. O governador tem consciência que somos oposição e não vamos pleitear nada em termos de espaços no governo. Agora se o PDT puder atuar para contribuir com a Educação ou Segurança Pública e votar com o governo, pois não fazemos oposição por oposição. Sempre vamos torcer para que dê certo”.
Eleição municipal
Sobre a eleição municipal de 2024 em Salvador, o parlamentar comentou, quando perguntado dobre a ambição de outros partidos da base do prefeito Bruno Reis (União Brasil) com a cadeira de vice em uma possível recandidatura de Bruno no próximo ano. Atualmente, a companheira do mandatário da capital baiana é a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT).
O deputado federal Leo Prates (PDT) que disse que teria interesse em ser candidato a prefeito em 2028, se colocando como um sucessor natural de Bruno Reis, e não a sua colega de partido, como aconteceu na dobradinha feita entre o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) e o atual prefeito em 2016, quando Neto partiu para o seu segundo mandato e foi preparando Reis para 2020. Félix descarta essa ideia e reafirmou sua posição em relação a Ana Paula.
“A candidata do PDT é Ana Paula. O partido apoia Leo em 2028, mas pra esta eleição é Ana Paula para a vice. Ela tem feito um excelente trabalho na Secretaria Municipal de Saúde e é uma vice que a gente imagina como a vice ideal”, destaca o presidente estadual do PDT.