domingo 26 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Feira de empregos oferece 1,6 mil vagas a militares após serviço obrigatório
sábado 25 de janeiro de 2025 às 18:07h

Feira de empregos oferece 1,6 mil vagas a militares após serviço obrigatório

NOTÍCIAS


Comando Militar do Sul (CMS), em parceria com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) promoveu o “Estação Empregar Verde Oliva”, com o objetivo de inserir os jovens militares no mercado de trabalho, depois do término do tempo de serviço. A Feira de Empregos, que ocorreu na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre, ofereceu 1,6 mil vagas para mais de 900 militares da capital e região metropolitana.

O Soldado Alan Silveira de Oliveira, do 3º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica, sonha em atuar na área hospitalar e realizou entrevista para trabalhar em um hospital de Porto Alegre. “Tem muitos que ficam preocupados com o que vão fazer depois que saírem do Exército. Então, com essa oportunidade que estamos tendo, já é meio caminho andado”, disse ele.

A iniciativa também foi aberta ao público em geral, com ou sem experiência, e de todos os níveis de escolaridade. Mais de 40 empresas de segmentos como prestação de serviços, comércio, indústria e agronegócio estiveram presentes no evento, como a do David Santos, gerente internacional de uma empresa de logística de Porto Alegre. “O principal objetivo da empresa aqui no evento é garantir a mão de obra qualificada e, o Exército Brasileiro passa essa confiança, essa segurança, de que os jovens que podemos contratar tenham essas capacidades”, explicou.

Desde 2019, a FGTAS é parceira do CMS na orientação dos jovens que buscam capacitação, através do Projeto de Orientação Profissional FGTAS Verde Oliva, que oferece palestras sobre elaboração de currículo, conduta nas entrevistas e atividades que auxiliam na qualificação do militar. De acordo com o assessor técnico e coordenador do projeto, Everaldo Ramos, o evento é a conclusão de um trabalho realizado durante todo o ano. “Então, pra nós, é muita satisfação ver o êxito desse evento. Aqui no Rio Grande do Sul, nós somos pioneiros e protagonistas de um novo momento para o mercado de trabalho”, concluiu.

Visando aproveitar a mão de obra qualificada na caserna, a feira de empregos facilitou o contato desses jovens com as empresas da região e, as atividades exercidas nos quartéis também auxiliam no sucesso das entrevistas. “Militares que trabalham no rancho, como cozinheiros, padeiros, por exemplo. Aqueles que trabalham na área de mecânica de viatura. Todos já adquirem uma capacitação durante o serviço militar”, explicou o representante do CMS no evento, Coronel Rafael Xavier Canes.

Além da capacitação, a disciplina e valores contam também. É o caso do Soldado Jezer Ramires da Rosa, que serve há dois anos no 4º Grupamento de Engenharia, em Porto Alegre/RS. “A questão de cumprimento de horário, responsabilidade, a ética e a conduta no serviço são coisas que eu pretendo levar pra fora do Exército, na vida profissional no meio civil”, destacou o militar.

Projeto Soldado Cidadão

O Projeto Soldado Cidadão foi criado há 20 anos com o objetivo de proporcionar cursos básicos para os militares das Forças Armadas e capacitá-los para o mercado de trabalho ao término do tempo de serviço. No Comando Militar do Sul, a parceria do Exército com o Sistema S (Senai, Sesc, Sesi e Senac) proporcionou, em 2024, a oferta de 2.400 vagas em cursos profissionalizantes para jovens que ingressaram no Serviço Militar.

Estação Empregar Verde Oliva no RS

A iniciativa do CMS e FGTAS ocorreu também em outros municípios do RS ao longo desta semana: Bagé, Caxias do Sul, Itaqui, Pelotas, Santiago, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Santa Maria, São Borja e Uruguaiana.

Veja também

Governo da Bahia convoca mais 313 professores classificados em seleção pública

A Secretaria da Educação (SEC) publicou, neste último sábado (25), no Diário Oficial do Estado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!