sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Leonardo Rattes/Gov. da Bahia
Home / NOTÍCIAS / ‘Feira da Criança’ tem grande procura por agendamentos e há poucas vagas restantes
quinta-feira 19 de outubro de 2023 às 06:31h

‘Feira da Criança’ tem grande procura por agendamentos e há poucas vagas restantes

NOTÍCIAS, SAÚDE


Antes mesmo dos atendimentos serem iniciados, a Feira da Saúde da Criança já é um sucesso. Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, o evento, que dá acesso a diversos serviços de saúde, cidadania e atividades recreativas a crianças e jovens de 3 a 18 anos, neste sábado (21) e domingo (22), no Estádio de Pituaçu, em Salvador, já possui quase 6 mil agendamentos realizados pelo site http://feiradacrianca.saude.ba.gov.br.

Das quase 8 mil vagas iniciais, restam menos de 2 mil disponíveis, apenas para ultrassonografia e cirurgias eletivas. Grande parte dos serviços oferecidos, como as consultas odontológicas exclusivas para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oftalmológicas, odontológicas para outros pacientes e exames laboratoriais, já não conta mais com horários disponíveis para agendamento. A maior parte das vagas preenchidas é para crianças de 6 a 11 anos.

“O rápido preenchimento das vagas oferecidas mostra que existe uma demanda reprimida muito grande na oferta desses serviços na nossa capital, que responde por mais de 96% dos agendamentos. Entendemos que crianças e adolescentes não podem ser deixados de lado pelo poder público, por isso, a importância do Governo do Estado atender a essa faixa etária com os serviços oferecidos na Feira da Criança”, afirma a secretária da Saúde Roberta Santana.

Por meio da página especialmente desenvolvida para o evento, o cidadão pode fazer o agendamento de até três serviços, selecionando o dia e turno do atendimento. “Essa inovação já se provou eficiente na Feira de Saúde do Idoso, recentemente, resultando num maior acolhimento dos cidadãos”, afirma o coordenador da Feira Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes.

Para ter acesso aos serviços de saúde e de cidadania, é necessário apresentar o cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de agendamento. No caso de exames de ultrassonografia, exames laboratoriais e consultas para cirurgias eletivas, é preciso apresentar a solicitação médica.

Além dos serviços de saúde, estão previstas ações das secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Educação (SEC), Cultura (Secult), Segurança Pública (SSP) e Justiça e Direitos Humanos (SJDH).

Serviços agendados

Oftalmologia (Consulta)

Consulta com Nutricionista

Odontologia (Avaliação e Tratamento Dentário)

Odontologia (Avaliação e Tratamento Dentário) exclusiva para pacientes com TEA

Eletrocardiograma

Ultrassonografia (Parede Abdominal)

Ultrassonografia (Abdome total)

Ultrassonografia (Vias Urinárias)

Ultrassonografia (Saco escrotal)

Cirurgias eletivas (Hérnia inguinal, epigástrica e umbilical)

Laboratório de coleta de sangue

Vacinação (vacinas de rotina, HPV e Covid-19)

SAC – Emissão de RG (Primeira e Segunda via)

Veja também

O que é um EPI e como ele é certificado pelo Ministério do Trabalho?

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Departamento de Segurança e Saúde …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!