segunda-feira 20 de janeiro de 2025
Governador Jorginho Mello de Santana Catarina - Foto: Eduardo Valente/GOVSC
Home / NOTÍCIAS / Federalização do Porto de Itajaí é “sacanagem do PT”, diz governador de Santa Catarina; veja vídeo
quarta-feira 18 de dezembro de 2024 às 17:27h

Federalização do Porto de Itajaí é “sacanagem do PT”, diz governador de Santa Catarina; veja vídeo

NOTÍCIAS, POLÍTICA


“Estou indignado com a atitude do governo federal… Nós vamos entrar na Justiça”, diz o governador Jorginho Mello

Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) anunciou nesta quarta-feira (18) que irá acionar a Justiça contra a decisão do governo Lula de federalizar o Porto de Itajaí, o maior do estado.

A gestão do terminal estava sob responsabilidade do município, que possui o maior Produto Interno Bruto do estado, mas passará a ser controlada pela Autoridade Portuária de Santos, em São Paulo, e terá como administrador o advogado João Paulo Tavares Bastos.

“Estou indignado com a atitude do governo federal de passar a autoridade portuária (de Itajaí) para São Paulo. Isso é uma vergonha. Eu preciso reagir como governador de Santa Catarina. O povo de Itajaí não aceita isso. O ministro Silvinho assinou e passou a autoridade portuária para um advogado da cidade, mas subordinado à Companhia Docas de São Paulo. Eu não tenho dúvida que Santa Catarina não merece isso”, disse o governador.

Assista:

Filiado ao PL de Jair Bolsonaro, Jorginho culpou o PT catarinense pela manobra a responsabilizou o presidente do Sebrae, o petista Décio Lima, pela manobra.

“O PT de Santa Catarina não poderia fazer essa sacanagem com Santa Catarina. Por isso, eu quero apelar ao deputado Décio Lima, que foi quem coordenou isso tudo, não faça isso com Itajaí. Sempre foi municipal a autoridade portuária. Agora, porque o PL ganhou as eleições, tem que levar para São Paulo. Não faz isso. Respeita o povo de Itajaí. Nós vamos entrar na Justiça”, disse Jorginho.

Na terça-feira (17), o Ministério dos Portos e Aeroportos, comandado por Silvio Costa Filho, informou que a decisão de assumir a gestão do porto foi tomada a partir de um debate dentro do governo.

“A escolha seguiu a recomendação de que a administração do Porto de Itajaí fosse atribuída a uma empresa com forte capacidade de gestão e estabilidade financeira, a fim de garantir a continuidade das operações, a preservação dos postos de trabalho e a movimentação eficiente de cargas”, disse nota da pasta.

Veja também

Quem manda no Golfo do México — e como Trump pode mudar o nome?

Mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América: foi isso que o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!