A federação PSDB-Cidadania decidiu votar contra o PL das Fake News, projeto que está na pauta de votação do plenário da Câmara dos Deputados desta semana.
A decisão foi tomada após conversas entre lideranças dos dois partidos nos últimos dias. As duas legendas somam, juntas, 18 deputados federais.
Líder da federação na Câmara, o deputado federal pela Bahia, Adolfo Viana (PSDB) diz que as duas siglas são contrarias ao que chama de “controle do governo” nas redes sociais.
“A federação PSDB/Cidadania na Câmara defende a criação de regras que garantam urgentemente a segurança nas redes. Mas é contra o controle do governo, qualquer que seja ele. Por isso, somos contrários ao PL 2630, conhecido como PL das fake news”, disse Viana ao portal Metrópoles.
Na votação da urgência do projeto, na semana passada, apenas seis deputados da federação votaram contra o requerimento, sendo três do Cidadania e outros três do PSDB.
PL também deve fechar questão
Com a decisão, a federação PSDB-Cidadania se junta ao Republicanos. Ligado à igreja Universal, o partido anunciou, no fim de semana, que seus deputados votarão contra o projeto.
Maior partido da oposição na Câmara, o PL também deve fechar questão contra o PL das Fake News. A decisão atende a um pedido do presidente sa sigla, Valdemar Costa Neto, para impedir dissidentes.
Na votação da urgência, quase toda a bancada do PL na Casa votou contra o requerimento. Dos 99 deputados da legenda, apenas seis votaram a favor do regime de urgência.