A federação partidária que o PT pretendia formar com PSB, PCdoB e PV parece ficar conforme a coluna Alô Alô Política, cada dia mais distante, o que ameaça segundo a publicação, a configuração da base petista no estado.
Na Bahia, integrantes da base que acompanham as negociações contaram que as conversas retrocederam “por intransigência do PT”. Segundo as fontes da coluna, sem a federação, socialistas e comunistas teriam muita dificuldade até para manter suas bancadas estadual e federal – eles contam com o ex-presidente Lula como ‘puxador de voto’ para se fortalecerem.
O entrave está justamente neste ponto, informa a coluna Alô Alô Política. “Os petistas acreditam que a federação vai beneficiar os outros partidos e tirar cadeiras deles na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. A verdade é que o PT só pensa nele e não em manter a base”, revelou outro influente integrante do arco de alianças do PT no estado. A situação tem irritado lideranças nacionais, tanto que o presidente do PSB, Carlos Siqueira, fez uma queixa pública ao dizer que o PT deveria abandonar sua “visão exclusivista”.