Favorito de Arthur Lira (PP-AL) para sucedê-lo no comando da Câmara dos Deputados, o líder do União Brasil, o baiano Elmar Nascimento, já definiu segundo a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, duas prioridades em sua eventual gestão como presidente da Casa, se eleito em 2025.
Em conversas com outros deputados, Elmar tem dito que uma das prioridades será “reequilibrar” a relação entre Executivo, Legislativo e Judiciário, com projetos que tratam das prerrogativas de cada um dos Poderes.
Segundo aliados, o líder do União Brasil avalia que é necessário que cada Poder “fique no seu quadrado”, para que a relação seja mais harmoniosa no futuro, um desejo atual de Lira e compartilhado por Elmar.
Meio ambiente
Outra prioridade em uma possível gestão de Elmar seria ainda conforme o colunista, dar prioridade para pautas relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade, como é o caso dos projetos que tratam da regulação dos créditos de carbono.
Elmar é entusiasta da pauta e já conversou sobre o tema com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Para ele, é importante buscar propostas que auxiliem na busca por orçamento para proteção dos biomas brasileiros.