O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump chegou, nesta segunda-feira (22), ao tribunal onde equipes de acusação e defesa farão a fase oral do julgamento que ele enfrenta referente a pagamentos feitos a uma ex-atriz pornô.
O juiz ordenou que Trump, de 77 anos, comparecesse ao tribunal de Manhattan durante o julgamento, no qual é acusado de ocultar o pagamento para comprar o silêncio de uma ex-atriz pornô.
O julgamento o manterá bastante afastado da campanha durante semanas antes das eleições de novembro, nas quais o magnata republicano competirá contra o atual presidente, o democrata Joe Biden.
Julgamento de Trump
O julgamento de Donald Trump começou na última segunda-feira (15), em Nova York, nos Estados Unidos. Ele é acusado de comprar o silêncio de uma atriz pornô com quem supostamente teve uma relação extraconjugal em 2006.
A acusação afirma que Trump pagou 130 mil dólares (R$ 666,9 mil, na cotação atual) à atriz pornô Stephanie Clifford, conhecida como Stormy Daniels, em 2016. O valor foi depositado e, em troca, a atriz deveria ficar em silêncio sobre a suposta relação extraconjugal que eles tiveram. O ex-presidente garante que o dinheiro foi pago ao ex-advogado dele, Michael Cohen.
Tudo o que você precisa saber sobre o julgamento de Donald Trump
Trump enfrenta 34 acusações de falsificação de documentos contábeis da Organização Trump para camuflar os pagamentos. Nos registros, o valor consta como “despesas legais”. Cada acusação tem pena prevista de quatro anos de prisão.
A promotoria do caso afirma que o dinheiro era uma despesa de campanha, uma vez que o motivo do pagamento era impedir que a atriz divulgasse informações que pudessem atrapalhá-lo nas eleições de 2016.
O ex-presidente americano se declara inocente, e a defesa afirma que ele estava sendo extorquido. Trump afirma que é vítima de perseguição judicial e polícia dos democratas.