domingo 24 de novembro de 2024
Farmacêutico rotula seringas com vacina da Janssen contra Covi-19 Foto: Joseph Prezioso / AFP
Home / NOTÍCIAS / Fase 3 da vacinação consultará histórico de males do paciente para coibir fraudes
terça-feira 30 de março de 2021 às 09:51h

Fase 3 da vacinação consultará histórico de males do paciente para coibir fraudes

NOTÍCIAS


Para coibir eventuais fraudes na próxima fase da vacinação contra a covid em Salvador, voltada a pessoas com comorbidade de qualquer faixa etária, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) decidiu iniciar a imunização desse público a partir de pacientes cadastrados no SUS com histórico de males do grupo de risco para o coronavírus, tais como portadores de diabetes, doenças cardíacas e pulmonares, obesidade mórbida, imunodepressão, gestantes e mulheres em pós-parto – renais crônicos começaram a receber a dose nesta última segunda-feira (29). Para o chefe da SMS, Leo Prates, a medida evitaria brechas,  ao menos na etapa inicial da chamada fase 3, para o uso de atestados fraudulentos com intuito de burlar a fila, já que o histórico do paciente no SUS serve como prova fidedigna de comorbidade.

Para os demais pacientes da próxima etapa, a ideia segundo o jornal Correio é abrir o sistema de vacinação para que cada médico com registro no Cremeb possa atestar oficialmente a comorbidade, assumindo o risco em hipótese de irregularidade.

A estratégia para evitar barrar ilegalidades na fase 3 vem sendo traçada em conjunto como o Ministério Público do Estado, após alertas feitos por técnico da Secretaria de Saúde sobre a probabilidade de fraudes com atestados médicos. Apesar de esforços do poder público e das entidades de classe para combater a prática, ela ainda é comum e pode ser ampliada diante da crise sanitária.

Veja também

Ministro da Agricultura apoia produtores de carne contra o Carrefour

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, declarou apoio ao movimento de associações …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!