segunda-feira 8 de julho de 2024
- Foto: A Tribuna/Reprodução/Agência Brasil
Home / ELEIÇÕES 2022 / Faltam 10 dias: ausência no 1º turno não impede voto no 2º turno
quinta-feira 20 de outubro de 2022 às 14:15h

Faltam 10 dias: ausência no 1º turno não impede voto no 2º turno

ELEIÇÕES 2022, NOTÍCIAS


Quem não votou no primeiro turno, realizado no último dia 2 de outubro, poderá votar no segundo turno das Eleições 2022, que acontecerá no domingo (30). Os eleitores ausentes poderão votar, desde que estejam em situação regular com a Justiça Eleitoral. Cada turno de votação é considerado uma eleição independente e, por isso, o não comparecimento em uma votação, não impede o exercício do voto em um segundo turno do pleito.

Dos mais de 11 milhões de eleitores aptos na Bahia, quase 9 milhões de eleitores votaram no primeiro turno das eleições. Quem não compareceu às urnas no dia 2 de outubro deve justificar a ausência por meio do aplicativo e-Título ou pelo Sistema Justifica. Também há a opção de entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em qualquer zona eleitoral, ou enviá-lo via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.

Os prazos para apresentação da justificativa são:

– até 1º de dezembro de 2022 (ausência no primeiro turno);

– até 9 de janeiro de 2023 (ausência no segundo turno).

Para justificar, é preciso informar dados pessoais, declarar o motivo da ausência e anexar a documentação comprobatória digitalizada. Será gerado um código de protocolo para acompanhamento e o requerimento será transmitido à zona eleitoral responsável pelo título do eleitor ou da eleitora para análise. Após a decisão, a pessoa será notificada.

Em caso de ausência nos dois turnos, o eleitor ou eleitora precisará realizar duas justificativas. A ausência sem justificativa em três eleições consecutivas, sem pagamento das multas, poderá resultar no cancelamento da inscrição eleitoral.

Veja também

Economistas temem que uso de poupança no consumo puxe inflação futura

Enquanto a força do consumo das famílias brasileiras em 2024 tem surpreendido mesmo os analistas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!