O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – alertou o governo federal que deve paralisar as atividades já essa semana devido aos recentes bloqueios orçamentários.
De acordo com a CNN, em um ofício enviado ao secretário de Orçamento Federal, do Ministério da Economia, Ariosto Antunes Culau, o órgão afirma que a falta dos recursos ocasionará suspensões de contratos a partir da próxima quarta-feira, 07, bem como deslocamentos de servidores, impactando no atendimento à população e na prestação dos serviços.
O resultado disso será o fechamento de agências, suspensão de perícias, atrasos em pagamentos do INSS e interrupção de contratos com terceirizados.
O ofício é assinado pelo presidente do INSS, Guilherme Gastaldello, e foi encaminhado à Secretaria de Orçamento na últtima sexta-feira (2) com o assunto o “impacto das restrições orçamentárias no âmbito do INSS”.
O INSS tem pedido recomposições orçamentárias há algum tempo, a ponto de alertar para dificuldade de realizar pagamentos de aposentadorias em dezembro. Esses apelos, no entanto, não teriam tido resultado.