Pane em massa afeta software da empresa Microsoft utilizado por aeroportos e ferrovias. Distúrbios começaram nos EUA, disseminando-se em seguida. Uma falha global no sistema da Microsoft interfere com a comunicação pela internet, causando problemas em numerosas empresas, inclusive aéreas, financeiras, de mídia e outros setores, em vários pontos do mundo.
De acordo com o website que monitora distúrbios técnicos Downdetector, desde a noite da quinta-feira (18) foram registados picos repentinos de incidentes em sites que utilizam aplicativos da Microsoft.
Os problemas de TI começaram a ser detectados nos Estados Unidos – onde várias companhias aéreas cancelaram todos os seus voos – e depois se disseminaram por outros continentes.
Na Alemanha, o aeroporto de Berlim está fechado ao tráfego aéreo. A rede ferroviária do Reino Unido também sofre perturbações. Na Espanha, as panes nos softwares da Microsoft provocaram irregularidades nos sistemas da Aena e nos aeroportos da rede, que alertam para atrasos. Na Austrália uma interrupção técnica de grande escala afetou várias empresas, segundo o departamento nacional de cibersegurança.