O deputado federal pela Bahia, João Leão (PP), lamentou nesta sexta-feira (23) o falecimento do seu amigo e ´ícone’ Dr. Nelly Regis. O veterano engenheiro agrônomo João Nelly Regis, um dos maiores nomes da irrigação brasileira, possibilitou o parlamentar a colaborar no desenvolver dos maiores projetos do Brasil, dentre estes, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que antes se chamava Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o projeto da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL) e o Porto Sul, na Bahia.
João Nelly era natural de Lençóis e formado pela Escola de Agronomia da Bahia, com especialização na Universidade do Colorado (EUA). Nos anos de 1950, ele deixou seu Estado natal para integrar o quadro da Comissão do Vale do São Francisco, atual Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Atuou em cidades como Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Belém do São Francisco e Petrolina.
“Faleceu hoje aos 96 anos, Dr. Nelly Regis, MEU ÍCONE, fizemos juntos tantos projetos. Baixio de Irecê, Brejos da Barra, Barreiras Norte, Riacho Grande e o atual projeto da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), junto com o Porto Sul.
Querido Nelly, sua falta já está sendo sentida por todos nós, que o Pai Eterno o acolha em seus braços e conforte nossos corações.
A segunda foto foi em 2003, primeiro mandato do presidente Lula, que autorizou na época, o início dos estudos para a implantação da FIOL. Dr. Nelly é o primeiro á esquerda”, escreveu Leão.