Segundo a empresa, foi escolhido Cingapura por diversos motivos, que incluem a qualidade da infraestrutura e da força de trabalho da cidade-Estado, além de seu ambiente favorável e receptivo aos negócios. Além disso, Cingapura também adotou uma postura menos rígida com relação ao armazenamento e transferência de dados, diferentemente de outros países como a China e a Índia.
O Google, que mês passado anunciou planos de construção para o seu terceiro data center em Cingapura, citou vantagens semelhantes para a construção de enormes instalações na cidade-Estado asiática. A gigante também apontou que Cingapura está localizada no coração do Sudeste Asiático, um dos mercados de internet que mais crescem no mundo.
Nos últimos 3 anos, “mais de 3 milhões de pessoas ficaram online pela primeira vez no Sudeste Asiático, atingindo a marca de 330 milhões”, disse o Google no mês passado. “Isso é mais do que a população dos Estados Unidos”, reforçou a empresa.
O data center do Facebook estará localizado ao lado oeste da ilha, próximo ao local onde o Google está ampliando os seus data centers, com um investimento de US$ 850 milhões, segundo a Reuters. O Facebook já possui data centers nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. De acordo com o vice-presidente de infraestrutura de data center do Facebook, Thomas Furlong, espera-se inaugurar o prédio no Sudeste Asiático em 2022, mas isso vai depender do ritmo das obras.