O Facebook e o Google faturaram até agora mais de R$ 6 milhões com a campanha eleitoral. A soma considera valores até a última sexta-feira (14) e tende a aumentar até outubro.
Em 1 mês de disputa, o Facebook recebeu R$ 4.524.409,26 e o Google, R$ 1.580.898,10. Ao todo, foram R$ 6.105.307,36 para as duas gigantes da tecnologia.
Maior parte do bolo se deve ao pagamento de candidatos e partidos por impulsionamento de publicações na internet. É a 1ª vez que a legislação permite esse tipo de propaganda.
Candidatos à Presidência encabeçam a lista com esse tipo de despesas. Henrique Meirelles (MDB) passou R$ 400 mil ao Google para “pesquisas ou testes eleitorais”. Já Guilherme Boulos (Psol) pagou R$ 150 mil à empresa de Mark Zuckerberg para impulsionar os posts.
Os valores só consideram os pagamentos diretos a empresas. O valor deve ser maior se levado em conta o repasse feitas a essas empresas por meio de intermediárias.
A Adyen, empresa responsável pelos sistemas de pagamento, arrecadou R$12.801.491,78 em serviços de impulsionamento. Parte desse valor foi repassado para empresas de tecnologia, como o Facebook.