quarta-feira 26 de junho de 2024
Foto: Reprodução/Facebook
Home / JUSTIÇA / Facção criminosa cria central de golpes contra juízes, promotores e empresários
domingo 3 de outubro de 2021 às 06:54h

Facção criminosa cria central de golpes contra juízes, promotores e empresários

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) implantou centrais de golpes que atuam com o objetivo de enganar e extorquir vítimas com alto poder aquisitivo.  A organização possui uma estrutura empresarial e poder para alcançar todas as unidades da Federação, informa o Metrópoles. O escritório do crime movimentado pela organização mira promotores, magistrados e grandes empresários. A Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) apurou que os estelionatos são praticados dia e noite, por meio do WhatsApp.

As investigações da Polícia Civil do DF (PCDF) elucidaram como os golpes são aplicados, após operação deflagrada em 24 de setembro, quando dois criminosos acabaram detidos. Ao contrário do que vítimas e autoridades imaginavam, não há clonagem do aplicativo ou dos números de telefone quando supostos familiares ligam pedindo transferência de quantias com a justificativa de ter havido um problema em sua conta bancária.

Para consumar o crime de forma certeira, os autores utilizam sites que armazenam milhões de dados pessoais, como nomes dos cônjuges, profissão, telefones e endereços. As páginas ficam hospedadas em servidores localizados do outro lado do mundo, como na região de Tonga, estado da Polinésia constituído por 169 ilhas, no Pacífico Sul. O site cobra R$ 250 por uma assinatura mensal que permite a pesquisa detalhada sobre determinado alvo. No entanto, o pagamento para utilização precisa ser feito com a moeda virtual bitcoin.

Veja também

Reforma tributária: Municípios mineradores temem perder 20% da arrecadação

Estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estima que os municípios mineradores podem perder, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!