quarta-feira 12 de março de 2025
Zeekr faz treinamento de robôs na linha de montagem - Foto: Divulgação/Zeekr
Home / DESTAQUE / Fábrica de carros na China coloca somente robôs humanoides para operar; assista
terça-feira 11 de março de 2025 às 11:21h

Fábrica de carros na China coloca somente robôs humanoides para operar; assista

DESTAQUE, NOTÍCIAS


As fábricas estão cada vez mais automatizadas, usando robôs para muitas etapas da linha de montagem. Porém, ainda há um elemento humano, realizando algumas operações mais sensíveis. Isto pode não durar muito mais. A Zeekr, marca de luxo da chinesa Geely, iniciou um treinamento na fábrica 5G Intelligent Factory (Fábrica Inteligente 5G em inglês) específico para robôs humanoides.

Criados pela UBTECH, empresa chinesa especializada em robótica, os robôs Walker S1 são capazes de funcionar em união, o que chamam de “inteligência de enxame”. A inteligência artificial compartilhada entre eles permite colaborações entre cada um dos robôs após uma análise, dividindo as tarefas de acordo.

Esta tecnologia é, na maioria, descentralizada. Cada robô possui uma inteligência voltada para a execução do trabalho, ao mesmo tempo em que se comunicam com seus “colegas” para garantir que estejam em harmonia.

Todas as unidades estão ligadas a uma inteligência artificial central, batizada como BrainNet, que será responsável por coordenar o trabalho na totalidade, tomando decisões a partir dos dados enviados pelos robôs, obtidos por câmeras, microfones e sensores.

– Foto: Divulgação/Zeekr

A inteligência artificial está sendo desenvolvida usando DeepSeek-R1, o software que gerou muita polêmica nas últimas semanas ao ser comparado com o ChatGPT. O papel da tecnologia DeepSeek-R1 é processar os dados em escala, permitindo que cada um dos robôs consiga tomar decisões simples.

– Foto: Divulgação/Zeekr

Isto resolverá um dos problemas com a automação atual. Os robôs usados nas fábricas hoje em dia dependem que tudo esteja dentro das especificações, aceitando uma margem bem pequena de desvio. A inteligência artificial permitirá que os robôs humanoides entendam o que está foram do padrão e realizem a ação adequada.

Neste projeto-piloto, os robôs Walker S1 estão atuando na montagem final, inspeção de qualidade e estações de montagem, realizando trabalhos como organização das peças e montagem de precisão, sempre em colaboração com outros robôs.

Assista:

Por ser um teste, tanto a Zeekr quanto a UBTECH não divulgam uma previsão de quando os robôs estarão de fato nas linhas de montagem. A UBTECH pretende iniciar a produção em massa da linha Walker S ainda neste ano, com a meta de fabricar entre 500 e 1.000 unidades.

Veja também

Terremoto de magnitude 5,7 é registrado na fronteira entre Brasil e Peru

Um terremoto de magnitude 5,7 foi registrado na fronteira entre Brasil e Peru na manhã …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!