segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Extremistas roubaram armas e munições do Planalto
segunda-feira 9 de janeiro de 2023 às 07:22h

Extremistas roubaram armas e munições do Planalto

NOTÍCIAS


Os extremistas que invadiram o Palácio do Planalto neste último domingo (8) roubaram armas e munições que estavam no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, no Palácio do Planalto.

A informação foi divulgada pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Paulo Pimenta. Segundo ele, foram levadas armas letais e não letais.

As imagens divulgadas pelo ministro têm caixas de armamentos vazias e uma sala com materiais revirados. “Em cada uma dessas maletas eram armas, letais e não letais. E tentaram colocar fogo (na sala)”, diz o ministro.

O secretário nacional do consumidor, Wadih Damous, disse suspeitar que os extremistas tinham informações privilegiadas sobre o que havia na sala.

“Nos demais andares eles depredaram. Tinham informação de que aqui se guardavam armas. Tinham informação do que deveriam levar daqui”, disse.

Em nota, a Controladoria-Geral da União (CGU) informou que vai orientar todos os órgãos e entidades do Poder Executivo a abrir investigações contra servidores federais que tenham participado da depredação.

Os órgãos deverão “proceder à devida instauração de processos administrativos para apurar e punir exemplarmente servidores públicos federais que, tendo participado dos atos de invasão de repartições e depredação do patrimônio público, atentaram contra os deveres de lealdade às instituições e de moralidade administrativa que devem orientar a atuação do agentes públicos e, principalmente, contra o Estado Democrático de Direito, os quais poderão ser demitidos por lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional”. (Redação)

Veja também

PF cumpre mandato de prisão na prefeitura de Lauro de Freitas por desvios de recursos

Policiais federais cumprem quatro mandados de prisão preventiva, além de buscas e apreensão, contra supostos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!